Notícias

Mais de 40% das gestantes desenvolverão varizes durante a gravidez

Especialista dá dicas de como amenizar as sensações

Como forma de amenizar as varizes durante a gravidez, o médico Guilherme Cecílio deu dicas.
Foto: Ilustrativa

Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, 45% das mulheres grávidas podem sofrem de problemas de varizes na gestação.  O cirurgião vascular, Guilherme Cecílio , explicou que a região mais afetada será sempre os membros inferiores, e que esse aparecimento é devido às diversas mudanças que o corpo da mulher sente na gestação. 

“As varizes aparecem por três motivos: herança genética, alterações hormonais decorrentes da gestação e modificações  na dinâmica dos líquidos no corpo da gestante, que ficam prejudicados pelo aumento do abdome no decorrer da gravidez”, explicou o especialista do Instituto de Circulação e Laser (ICL). 

Como forma de amenizar as varizes nesse período da vida da mulher, o médico deu dicas. “Manter atividade física regular, sempre com orientação do ginecologista, evitar ao máximo  ganho de peso excessivo e o uso de meias elásticas diariamente podem diminuir os impactos das varizes”, orientou. 

A jornalista Fabiana Nogueira, grávida de 16 semanas, conta que quando soube da gestação passou a ter mais atenção com sua saúde. “Tenho ampliado os cuidados, logo que tenho tendência hereditária de varizes. Faço hidroginástica três vezes na semana, caminhadas leves e estou seguindo uma dieta para evitar ganho de peso excessivo nesse período tão importante da minha vida”, contou. 

E segundo o especialista, ela está certa. “As varizes para gestantes trazem, também, alguns riscos, além de serem muito desconfortáveis esteticamente, elas gerarão sintomas como dor, inchaço e cansaço nas pernas, com a piora progressiva conforme passam os meses da gestação. Além disso, se tem o risco aumentado para a ocorrência de tromboflebite, que é a trombose das varizes”, informou. 

Tratamento

O médico ressaltou que não é aconselhável remover as varizes e vasinhos durante a gestação. “A principal razão é que grande parte deles desaparecem espontaneamente em até seis meses, após o parto. Nesse caso, se algumas veias permanecerem dilatadas, após este período, procedimentos  feitos por um cirurgião vascular podem garantir resultados excelentes”, finalizou.