O serviço de Assistência Farmacêutica da Secretaria da Saúde do Tocantins (Sesau) garante a distribuição gratuita de mais de 150 medicamentos de alto custo, além de distribuição e abastecimento a todos os municípios tocantinenses. Com núcleos em Araguaína, Gurupi, Palmas e Porto Nacional, a Assistência Farmacêutica atende atualmente a mais de cinco mil usuários ativos no Estado.

Remédios para tratamentos de saúde dos mais diversos tipos, como asma e depressão, fazem parte da lista padronizada pelo Ministério da Saúde e podem ser obtidos por qualquer pessoa que comprove a necessidade do tratamento, independentemente da renda familiar.

Olimpo Andrade, 60 anos, que sofre de asma, se diz contente com a oportunidade de receber gratuitamente o medicamento. “Para quem recebe um salário mínimo, é muito bom não precisar pagar por esse medicamento”, destacou.

Camila Santana tem problemas graves com a acne e há três meses retira o medicamento receitado por seu médico na Assistência Farmacêutica. “Eu estou gostando muito. Se não conseguisse o remédio de graça, não teria como fazer o tratamento”, disse. 

Os medicamentos para tratamento de asma e acne grave estão ente os mais procurados nos núcleos, juntamente com aqueles destinados ao tratamento de parkinson, alzheimer, doença pulmonar obstrutiva crônica, dor crônica, osteoporose, insuficiência renal e esquizofrenia.

Jander Ferreira, assistente de serviço de saúde, destacou a melhoria dos atendimentos prestados aos usuários. “Tivemos um crescimento significativo. Com a informatização do sistema, garantimos mais agilidade no atendimento e maior controle de estoque. As melhorias de infraestrutura também possibilitaram um melhor atendimento”, disse.

Cadastro

Para ter acesso aos medicamentos gratuitos, o paciente deverá verificar se este faz parte na lista padronizada pelo Ministério da Saúde. Atendendo ao protocolo, deverá apresentar Laudo de Solicitação de Medicamento, que é formulário padrão disponível nos núcleos, receita médica, descrição clínica detalhada, documentos pessoais e Termo de Consentimento, que deverá ser assinado pelo paciente e pelo seu médico.

Apresentados todos os documentos, é realizado cadastro com prazo de 30 dias para resposta. Segundo Jander Ferreira, o usuário recebe o parecer da solicitação antes do prazo estipulado. “Normalmente a resposta sai em dez dias úteis e, tendo em estoque, a pessoa já leva o medicamento na hora”, afirmou.

Sobre o tempo entre o processo de cadastro e a obtenção do medicamento, Camila Santana disse que ficou surpresa com a agilidade. “Foi muito mais rápido do que eu imaginava”, comentou.