Fernando Almeida

Um protesto contra o reajuste do IPTU reuniu aproximadamente 300 pessoas na tarde desta quarta-feira (26) em Araguaína.  Com faixas, cartazes e um carro de som, os manifestantes saíram da Praça do Galo no entroncamento, passaram pelo centro comercial da cidade e encerraram o protesto na Feirinha.

Logo na concentração, a surpresa foi a presença de dois vereadores, o parlamentar Batista Capixaba, que era da base aliada do prefeito; nesta semana declarou sua independência e teceu duras criticas ao Executivo.  Com um cartaz “Não a Violência”, Capixaba percorreu o trajeto, na linha de frente, em protesto contra o reajuste do IPTU em Araguaína.

Criticas 

Já a vereadora Silvinia do Sintet, oposição, também participou no pelotão de ‘elite’ da manifestação. Ao usar o microfone, a parlamentar teceu ferrenhas criticas ao prefeito Ronaldo Dimas e considerou como um desrespeito o reajuste do IPTU. “Eu nunca me enganei com o prefeito que está ai. Tanto é que nunca fui candidata do lado dele, mas isso também é a situação de quem votou nele acreditando em suas promessas. Todos os projetos que o prefeito tem colocado naquela Casa de Leis  é só multa e processo nas costas do trabalhador”,  disparou.

O Bacharel em Direito Isaias Neto ao usar a palavra no carro de som fez criticas à Câmara Municipal de Araguaína, sobretudo no que diz respeito aos 5 pedidos da Audiência Pública para discutir o IPTU, que foram negados pela Casa de Leis. “Então fica muito claro, meus amigos, que a sociedade precisa se posicionar; que o poder público está fazendo lambança e demonstrando incompetência e irresponsabilidade sem igual.”

 Cartazes 

Ao logo do trajeto os manifestantes exibiam cartazes em critica contra o IPTU e também pedindo a saída do prefeito Ronaldo Dimas.  Também uma faixa trazia uma imagem da Ditadura Militar e fazia menção à liberdade de expressão assegurada pela Constituição Brasileira.  Alguns manifestantes jogaram panfletos no meio da rua e um deles soltou fogos em frente à Maternidade e  Hospital D. Orione.  A manifestação foi pacifica, a Policia Militar fez a segurança e orientou o trânsito. A estimativa é que 300 pessoas participaram do protesto.

Leia +

Vereador Capixaba diz que vai pra Rua lutar contra IPTU e crítica Dimas: projetos estão só no papel

Relatório mostra que 33 mil imóveis pagaram de 16 centavos a R$ 20 de IPTU em 2013; maioria em nome de empresas

Prefeitura de Araguaína tem 72 horas para se manifestar sobre o pedido de suspensão do reajuste do IPTU

Faixa lembra que a Ditadura acabou e ressalta a liberdade de expressão

OAB se posiciona contra o reajuste do IPTU

Vereadora Silvia, advogado Paulo Roberto e vereador Batista Capixaba