Às vésperas do encerramento do quinto ano de mandato, o presidente da Câmara de Araguaína, vereador Marcus Marcelo (PR) fez uma avaliação positiva de 2017. Em entrevista ao AN o parlamentar falou sobre os desafios encontrados na Casa de Leis, destacou as realizações e disse que valeu a pena. Inclusive a Câmara está discutindo e propondo emendas à LOA-Lei Orçamentária Anual.
--Avalio [2017] como muito positivo. Um ano de muito trabalho, de muita dedicação. (...) A gente percebe as mudanças, as transformações que a cidade de Araguaína teve nesses últimos anos. (...) As obras continuaram. O desenvolvimento da cidade continua. Ressaltou Marcus, defendendo a importância da Câmara da Gestão.
-- Então a gente fica extremamente feliz em ver os resultados e a Câmara tem tido um papel fundamental em tudo isso que está acontecendo. Sem o aval desta Casa, dos vereadores, que tem se empenhado para dar sua contribuição de forma efetiva, acredito que nada disso estaria acontecendo. Avaliou o presidente da Casa.
DesafiosEntretanto, Marcus pondera que houve momentos difíceis, em que a Câmara precisou bater de frente com a opinião pública. Citou como exemplos o aumento do IPTU, a criação da ASTT e a atualização do Código Tributário. Para Marcus, eram temas impopulares, mas necessários para o desenvolvimento da cidade.
Votações importantesPor outro lado, Marcus lembrou que a Câmara tem um papel fundamental no desenvolvimento da cidade. Ele citou exemplos de importantes obras construídas na gestão de Ronaldo Dimas. Mas, que para isso, precisou da autorização dos vereadores. Entre elas, estão o Parque Cimba, a Via Lago e demais obras na cidade e o empréstimo junto à CAF, de U$S 54, 9 milhões.
--Acredito que valeu e está valendo a pena. Araguaína está passando por um momento de mudança, e hoje a gente está colocando a cidade de Araguaína num local que ele merece. Com o reconhecimento que ela tem. Não só como uma cidade polo na Região Norte, mas uma referência de cidade em todo o Brasil. Tem valido a pena. (...) Esse resultado a gente está vendo aí.
PresidênciaEm relação ao seu trabalho como presidente da Casa, já no terceiro mandato, Marcus destacou as mudanças. Citou a site oficial da Câmara, implantação da Rádio Web , o envio da pauta à imprensa com 72 horas de antecedência. Além disso, a publicação dos atos no Diário Oficial e o fim do voto secreto na Casa de Leis. Também mencionou o aumento do Ticket alimentação de R$ 250,00 para R$ 550 reais e a realização do concurso público, com 28 vagas. Todos já empossados.
AçõesEntre as ações, Marcus foi incentivador e padrinho da criação da Clínica Escola do Autista, projeto da Associação Mundo Autista, hoje realidade desenvolvendo o trabalho em Araguaína. Recentemente acompanhado do Senador Vicentinho Alves (PR) e do Reitor da UFT Professor Dr. Luiz Eduardo Bovolato, foi a Brasília e em audiência com o Ministro da Educação, Mendonça Filho pediu a implantação do Curso de Medicina em Araguaína.
--Estamos cumprindo nossa missão como vereador e presidente da câmara de Araguaína, ainda há muito por fazer, mas fizemos o que foi possível não somente para a câmara, mas principalmente para o município de Araguaína, pois atuamos sempre dando as melhores condições de governabilidade para a atual gestão, finalizou Marcus.