Lixeira para coleta seletiva.
Foto: Divulgação

O Vereador Marcus Marcelo (PL), apresentou requerimento durante a  sessão ordinária da última segunda feira 27, solicitando ao poder executivo  incremento no Programa Coleta da Comunidade, recentemente lançado em Araguaína em parceria com o Banco da Amazônia e o Sebrae com o apoio do CCABA. O requerimento foi aprovado por unanimidade.

De acordo com o vereador, o requerimento é para somar com o projeto já existente de Coleta da Comunidade, para juntos comunidade local, de cada região, passem a realizar a coleta seletiva do lixo, separando o que é reciclável, em parceria com empresas que trabalhem com reciclagem, a associação de catadores do município e quem mais apresentasse interesse, assim, organizariam a logística de recolher esse lixo, em dias previamente marcados.

“A estrutura do projeto coleta da comunidade, se alinha perfeitamente ao IPTU ecológico, Lei Complementar nº 68/2019 de nossa autoria que incentiva a coleta seletiva nos bairros de nossa cidade, e com a alteração na lei prevendo o envolvimento do CCABA no programa, demonstra ainda mais a consonância entre os programas e, portanto há  possibilidade de atuarem unidos. ” disse Marcus.

O projeto visa a contratação de garis para varrição e coleta de resíduos sólidos não perigosos nas vias públicas do Município. Os presidentes de bairros participarão da execução do projeto, e o trabalho será desenvolvido por regiões, que estão divididas em 12 zonas de trabalho, e subdividas em 50 áreas de prestação dos serviços.