A eleição da presidência da Câmara Municipal de Araguaína (TO) acontecerá hoje, quarta-feira (10), as 14 horas. A disputa estava indefinida até ontem, mas o grupo liderado pelo vereador Xeroso (PR) recuou de uma candidatura independente para compor a chapa encabeçada pelo atual presidente Marcus Marcelo (PR).
O grupo, formado pelos vereadores Aldair da Costa (Gipão), Luciano Santana, Alcivan Rodrigues e o próprio Edmones Matos (Xeroso), chegou a ensaiar uma candidatura, inclusive com o apoio dos nomes da oposição. No entanto, eles recuaram após uma negociação para colocar Alcivan Rodrigues (PP) na 1ª vice-presidência da chapa de Marcus Marcelo.
A composição do grupo “independente” com a base governista tirou da oposição a possibilidade de também disputar a eleição da Mesa Diretora, pois ficou em número insuficiente para montar a chapa, que necessita de 8 vereadores.
Vereadores com posicionamentos "indefinidos"
Quem ocupa atualmente a vice-presidência da Casa é o vereador Rosewelt Cormineiro (PSDB), mas, segundo uma fonte, sua “posição indefinida” fez com que perdesse a vaga na composição da nova Mesa Diretora. O parlamentar tem se manifestado contrário, recentemente, a vários Projetos de Lei de autoria do Poder Executivo.
Os vereadores Neto Pajeú e José Ferreira Barros Filho (Ferreirinha) também ficaram fora das negociações por adotarem uma posição mais oposicionista do que governista.
Com esse quadro, Rosewelt Cormineiro, Neto Pajeú e Ferreirinha têm apenas duas opções: fazer oposição declarada ao prefeito Dimas juntamente com os ferrenhos opositores Silvinia Pires e Batista Capixaba, ou se redimirem perante ao prefeito.
Votos garantidos
Segundo a fonte, Marcus Marcelo já tem 12 votos, o que garante sua reeleição à Presidência da Câmara para os próximos dois anos: Luzimar Coelho, Abraão Araújo, Rejane do Socorro, Divino Bethânia, Cosmo Jamaica, Terciliano Gomes, Alcivan Rodrigues, Xeroso, Gipão, Luciano Santana e Geraldo Silva.