Médica Esmeralda Marchesini Medrado, 72 anos.
Foto: Reprodução

A Dra. Esmeralda Marchesini Medrado, viúva do ex-secretário estadual da Saúde, Dr Eduardo Medrado, faleceu aos 72 anos nesta sexta-feira (7) em Araguaína. Ela estava internada no Hospital Dom Orione há 34 dias e não resistiu às complicações da covid-19.

Esmeralda era médica anestesiologista pioneira no Estado do Tocantins e uma das fundadoras da Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Tocantins (Coopanest-TO) e da Sociedade de Anestesiologia do Estado do Tocantins (SAETO).

Em desabafo no Facebook, a filha Elena Medrado de Lima postou que a mãe trabalhou até o dia em que descobriu o diagnóstico para a covid-19.

“Hoje o céu está em festa e tenho certeza que meu pai te recebeu mãe; ainda passada, sem acreditar, tão saudável, trabalhou até o dia que descobriu que estava com COVID, e lutou bravamente contra essa doença 34 dias, sendo 22 dias de CTi, e cada dia me provou o que sempre nos ensinou, persistir sempre desistir jamais”. Escreveu Elena.

Ela acrescentou que precisará reaprender a viver, pois a mãe foi sempre muito presente. Por fim lamentou o fato de nem poder velar a mãe, devido aos protocolos da doença.

“E mãe deixo aqui meu Adeus, pois não poderei nem te velar, pois essa doença te isolou de mim, mais te carregarei comigo por toda a minha vida” finalizou o post.

A filha também agradeceu a todos funcionários do Hospital Dom Orione, em especial os médicos da UTI-Covid pelos cuidados e atenção que tiveram com com mãe dela. "Sem palavras para agradecer o quanto lutaram pela sua vida,seremos eternamente gratos".

A médica deixa filhos, netos, genros e amigos.

Nota de pesar governador

Em nota de pesar, o governador Mauro Carlesse destacou que Esmeralda Medrado foi médica pioneira no Tocantins, deixou uma visão prática da vida e da profissão.
Sua dedicação e excelentes serviços prestados aos tocantinenses ficarão como lembrança para todos, principalmente, no exercício da  ética profissional.

Nesse momento de dor,  rogo a nosso eterno Deus que, por sua graça, console, de alguma forma, os corações dos familiares e de todos que sofrem a perda dessa grande amiga”.

Nota de pesar Coopanest-TO

Foi com profundo pesar que a Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Tocantins (Coopanest-TO) e a Sociedade de Anestesiologia do Estado do Tocantins (SAETO) receberam a notícia do falecimento da médica anestesiologista, Drª Maria Esmeralda Marchesini Novaes Medrado, de 72 anos, vítima da COVID-19.  

Drª Maria Esmeralda trabalhava como anestesiologista nos hospitais Dom Orione e Regional de Araguaína. É portadora do registro 006 no Conselho Regional de Medicina do Tocantins (CRM-TO), pioneira no Estado e uma das fundadoras da Coopanest-TO e da SAETO, além de ter sido vice-presidente da Federação Brasileira das Cooperativas de Anestesiologia (FEBRACAN). Foi presidente da Coopanest-TO por cinco mandatos.  

Pelos colegas, será lembrada pela estruturação de condições de trabalho, remuneração digna e valorização da categoria. Exerceu a anestesiologia com qualidade, dignidade, ética e grandeza. Estimulou o primeiro serviço de residência do Estado em Araguaína, e projetou o Tocantins na anestesia do Brasil.  
Foi casada com o médico Dr. Eduardo Novaes Medrado Santos, ex-secretário de Saúde do Estado do Tocantins que faleceu em 20 de junho de 2016. Baiana de Salvador, a médica Maria Esmeralda acompanhou o marido Eduardo Medrado na mudança de Barreiras-BA, na divisa com o então nordeste goiano, para Araguaína, no norte do Estado, em dezembro de 1982. 
Os colegas das duas entidades expressam ainda suas condolências pela perda aos amigos, familiares e aos filhos Eduardo, Fernando, Helena e Sérgio. 

Prefeito Ronaldo Dimas

É com imenso pesar que a Prefeitura de Araguaína recebe a notícia do falecimento nesta sexta-feira, 7, da médica anestesista Esmeralda Marchesini Medrado, de 72 anos, que estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Dom Orione, vítima de covid-19.

Pioneira no nosso Estado, deixou para Araguaína o exemplo do exercício de uma medicina humana e de grande ética profissional.
Esmeralda era esposa do também médico que leva o nome  do Hospital Municipal, Eduardo Novaes Medrado, falecido em 2016. Ela deixa quatro filhos: Eduardo, Fernando, Helena e Sérgio. 
Nossos sentimentos a todos os familiares e amigos. E que Deus possa confortar e dar forças à família para enfrentar este momento de tanta dor.