O Governador Siqueira Campos assinou na tarde desta sexta-feira, 4, Medida Provisória nº 11/2014 que trata do Plano de Cargos, Carreiras e Subsídios (PCCS) da Educação. Conforme a MP, o governo promove a equiparação salarial do Professor Normalista (Prono) ao de Professor da Educação Básica (Proeb). A medida beneficia de imediato, 3.246 professores efetivos da rede estadual de ensino.
“Eles são os edificadores de uma nova sociedade que se constitui do sonho de todos nós”, disse o Governador ao falar sobre os professores tocantinenses. A medida foi comemorada com aplausos por professores e servidores da Educação que acompanharam a solenidade realizada no gabinete do Governador, no Palácio Araguaia.
Para a secretária de Estado da Educação e Cultura, Adriana Aguiar, a dedicação dos professores da rede estadual de ensino tem papel significativo nos índices positivos da Educação. “A equiparação salarial é uma valorização importante e que está sendo feita pelo governo do Estado. Sabemos que nossos professores são dedicados e merecem sempre ser valorizados”, disse Adriana.
A MP prevê a equiparação para servidores Prono, concursados com nível médio, que já concluíram o ensino superior. Ao quadro administrativo educacional também é integrado o cargo de Assistente Técnico em Educação, com atuação em funções administrativas como secretaria e infraestrutura escolar, entre outras. O texto completo da MP será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).
O Governador também assinou outras MPs que valorizam servidores públicos da Polícia Civil e Defensoria Pública. “Estamos reconhecendo estes profissionais. É muito importante o trabalho de cada um dos profissionais de todos os níveis”, disse Siqueira Campos.