Fernando Almeida
A ministra da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, visita quatro Comunidades Quilombolas na região Norte do Tocantins, no dia sete de novembro. Ainda está na agenda da ministra uma palestra a ser realizada no auditório do Senai de Araguaína, às 19 horas.
Segundo previsto na agenda, no período da manhã a ministra visita primeiramente a Comunidade Quilombola Dona Juscelina, no município de Muricilândia. Em seguida Cocalinho no Município de Santa Fé e Baviera, no Município de Aragominas. Ela ainda visita a Comunidade Quilombola de Pé do Morro, também em Aragominas.
O encerramento da programação acontece no período noturno na cidade de Araguaína (TO). A ministra Luiza Bairros faz uma palestra no auditório do Senai, às 19 horas para representantes das comunidades Quilombolas e professores da rede pública de Araguaína. Além de docentes e discentes do campus de Araguaína da UFT e alunos do IFTO.
A palestra é organizada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares da África e dos afro-brasileiros (NEAF/UFT) e pela Associação Negra Cor de Araguaína (ANCA). O Tocantins possui atualmente 28 Comunidades Quilombolas reconhecidas.