Notícias

Ministro da Infraestrutura diz que Gol, Azul e Latam pretendem operar em Araguaína

Prefeito também acompanhou Marcelo Sampaio em visita à construção da ponte entre Xambioá e São Geraldo do Araguaia

Ministro Marcelo Sampaio e prefeito Wagner Rodrigues no canteiro de obras do Aeroporto de Araguaína
Foto: Ricardo Botelho/Minfra

O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, recebeu o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, para vistoriar as obras no aeroporto da cidade, nesta terça-feira, 16. Os dois também acompanharam a construção da ponte sobre o Rio Araguaia entre Xambioá, no Tocantins, e São Geraldo do Araguaia, no Pará, junto com outras autoridades da região.
 
“Estou muito animado com a obra no Aeroporto de Araguaína e com a expectativa de ter quanto antes voos a jato. A Gol está querendo operar, a Azul e a Latam também. A aviação regional traz o e-commerce, conecta essa região do Araguaia a São Paulo, ao Sul, e faz com que a economia continue girando”, afirmou o ministro.
 
A obra da modernização e ampliação do aeroporto é realizada em parceria pelo Governo Federal e a Prefeitura de Araguaína, para mais conforto dos passageiros locais e empresários que buscam investimentos em Araguaína.
 
É muito importante essa representatividade de visitas constantes de ministros, principalmente para nossa Araguaína, onde temos  comércio e agropecuária muito fortes. Esta obra vai mudar a cara de toda a região, vai fazer com que tenhamos um crescimento econômico para o Tocantins, Pará, Maranhão o Piauí”, afirmou o prefeito Wagner Rodrigues.
 
Obras aeroporto

A ponte chegou aos 70% de obra concluída. (Foto: Ricardo Botelho/Minfra)
Com investimento de quase R$ 50 milhões para as duas etapas, o trabalho realizado nesta primeira fase chegou aos 90% de conclusão, e corresponde ao serviço de drenagem e terraplanagem para a regularização de faixa de pista, áreas de segurança das cabeceiras e troca das cercas de segurança.
 
Na segunda etapa, será realizada a ampliação e reforma do terminal de passageiros para mais de 2 mil metros quadrados, reforma da seção contra incêndio e melhorias nos auxílios à navegação.
 
Araguaína como referência


Para a prefeita de Xambioá, Patrícia Evelin, a ponte  de 1.734 metros que está sendo construída sobre o Rio Araguaia entre Xambioá e São Geraldo do Araguaia vai beneficiar toda a região. “Araguaína é referência para nós, principalmente para saúde e compras, e a troca entre as regiões vai aumentar muito com a ponte”. Do outro lado, o prefeito de São Geraldo do Araguaia, Jefferson Douglas, também acredita na aproximação entre os estados. “Vai tornar-se um corredor comercial expressivo, da região sul e sudeste do Pará e norte do Tocantins”.

A ponte chegou aos 70% de obra concluída e tem previsão de inauguração em março de 2023. De acordo com informações do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), uma média de 1.600 veículos fazem a travessia pela balsa todos os dias.