Redação

O governador Marcelo Miranda (PMDB) deu posse ao secretariado em solenidade realizada no auditório do Palácio Araguaia, na tarde desta sexta-feira, 02. Foram empossados 41 membros do alto escalão, sendo 17 secretários, além de presidentes de autarquias e fundações estaduais.

Miranda reduziu quase que pela metade o número de secretarias, de 32 para 17 e afirmou que com a medida “vamos ter uma economia financeira de mais ou menos R$ 40 milhões”.  Ao se dirigir aos secretários, o governador destacou palavras chaves que devem serão levadas em consideração no planejamento estratégico do Estado. “Austeridade, planejamento, transparência, criatividade, inovação e resultados. Nós vamos trabalhar com meritocracia”, enfatizou.

 

O novo secretário de Estado da Educação e Cultura, Adão Francisco de Oliveira foi empossado no lugar de Mila Jarber, que já havia sido anunciada para a Seduc. 

Veja quem são os secretários

Secretário Geral do Governo

Herbert Brito Barros (Buti) – de Cristalândia-TO, é Advogado. 

Fazenda

Paulo Afonso Teixeira – de Amorinópolis-GO. É economista pela PUC-GO e especializado em Gestão Pública e Qualidades em Serviços pela UFBa. 

Segurança Pública

Cesar Roberto Simoni de Freitas- de Bagé-RS. Bacharel em Direito foi agente da Polícia Federal por dez anos e está no Ministério Público Estadual do Tocantins desde 1990.

Saúde

Samuel Bonilha– de Luciara-MT. Formado em Administração e pós-graduado em Gestão de Novas Tecnologias. 

Educação

Adão Francisco de Oliveira- é doutor em Geografia pelo Instituto de Estudos Sócio Ambientais (IESA) da Universidade Federal de Goiás (UFG). É Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Tocantins (UFT) de Porto Nacional.

Comunicação

Rogério Da Silva Sousade Rio Verde/GO, é Jornalista pela UFG, com Master em Jornalismo, pelo Centro de Extensão Universitária, de São Paulo e MBA  Executivo Empresarial pela Fundação Dom Cabral, de Minas Gerais (FDC). 

Procuradoria Geral Do Estado

Sérgio Do Valle de Tupaciguara-MG.  Formado em direito pela UNIRG, pós graduado em Direito Processual Civil e Eleitoral, é procurador do Estado do Tocantins.

Casa Militar

Coronel Raimundo Bonfim Azevedo Coelho- de Formoso do Araguaia-TO. Formou-se oficial na Academia de Policia Militar do Estado de Goiás em 1984. 

Comandante da Polícia Militar

Coronel Glauber De Oliveira Santos– de Goiânia-GO. Formado em administração de empresas e direito. Atualmente preside a Fundação Pró-Tocantins. 

Assistência Social

Tenente Coronel Patrícia Rodrigues Do Amaral–de Goiânia-GO. Oficial de Polícia e bacharel em Direito pela Faculdade Objetivo, pós-graduada em Gestão de Segurança Pública pela Polícia Militar de Santa Catarina. 

Infraestrutura

Sérgio Leão– de Pires do Rio-Goiás. Engenheiro Civil, formado pela Universidade Católica de Goiás em 1982. É servidor de carreira do DERGO (Hoje AGETOP, em Goiás). 

Articulação Política

Paulo Sidnei Antunes– de Inhumas-GO.  É arquiteto e funcionário público. Foi prefeito de Araguaína, deputado estadual, deputado federal e vice-governador do Tocantins. 

Casa Civil

Télio Leão Ayresl de Rio Verde-GO. É advogado militante e Conselheiro Estadual da OAB-TO. Procurador do Estado do Tocantins desde 1994.

Controladoria Geral do Estado (CGE)

Luiz Antônio da Rocha–de Rio de Janeiro-RJ. Administrador, pós graduado em Fiscalização e Controle da Administração Pública e em Orçamento e Finanças.

Administração  

Geferson Oliveira Barros Filho–de Formosa-GO. Bacharel em Comunicação Social pela UFT, foi subsecretário da Juventude (2006-2009) e assessor da Secretaria do Planejamento. 

Desenvolvimento Regional e Habitação

Aleandro Lacerda Gonçalves– de Goiânia-GO.  É advogado e especializou-se em Direito Imobiliário pela Universidade Católica de Goiás e é pós-graduado em Direito do Estado, Constitucional e Administrativo.

Esporte, Lazer e Juventude

Sallim Rodrigues Milhomem–de Cariri do Tocantins-TO. Empresário, desde o ano de  1982. É o atual presidente do Tocantinópolis Esporte Clube (TEC).

Meio Ambiente e Recurso Hídricos  

Luzimeire Ribeiro de Moura Carreira–de Porto Nacional–Tocantins. Possui graduação em Engenheira Ambiental e Mestrado em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins.

Naturatins  

Ricardo de Souza Fava–de Votuporanga-SP. Formado em Engenharia Florestal pela Universidade de Alfenas-MG. Mestre em Manejo Florestal pela Universidade de Aberdeen, Escócia, Grã-Bretanha. Funcionário Público lotado na Agetrans.

Junta Comercial

 Carlos Alberto Dias de Moraes–de São  Luiz de Montes Belos-GO.  Formado em Ciências Contábeis.  Foi vereador por 10 anos em Colméia-TO.

Corpo de Bombeiros

Coronel Dodsley Yuri Tenório Vargas–de Anápolis-GO. Incorporou as fileiras do Corpo de Bombeiros Militar em 1991, na Academia de Bombeiro Militar do Distrito Federal.

Chefe do Estado Maior

Coronel Edvan de Jesus Silva– de Gama-DF. Formado pela Academia de Policia Militar da Bahia em 1994, graduado em Direito pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Gurupi–TO.

Detran (Departamento Estadual de Trânsito)

Eudilon Donizete Pereira–de Carmo da Mata-MG. É oriundo da Policia Militar do Estado de Goiás. Na PM-TO exerceu varias funções sendo as principais comando de Unidades, Chefia de Seções do Estado Maior.

Nas autarquias tomaram posse: Ricardo Fava, no Naturatins; Carlos Alberto Dias de Moraes na Junta Comercial; Raimundo Arruda, na Agência Estadual de Metrologia; na Unitins,  Elizângela Glória Cardoso no Ruraltins; Pedro Dias Côrrea no Itertins.

Na Agência de Defesa e Proteção Social, Gleidy Braga; na Agência de Ciência, Tecnologia e Inovação, George Lauro de Brito.

Na ATR, Jota Patrocínio; Adapec, Humberto Viana Camelo; ATS, Eder Martins; no Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, no Banco do Empreendor, Acy de Carvalho Fontes.

Apesar de anunciados, não foram empossados o gestor da Agência de Fomento, Freire Júnior e o responsável pelo Escritório de Representação em Brasília, Osvaldo Reis.