Notícias

Modelo de educação integral de Araguaína é exportado para a Angola

"É a efetiva implementação de uma política pública bem-sucedida", diz presidente do Tribunal de Contas de Angola, em visita a creches da cidade

Acompanhado do conselheiro André Matos, do TCE-TO, o juiz conselheiro presidente foi recebido pelo prefeito Wagner Rodrigues para uma visita técnica aos centros de educação infantil de Araguaína
Foto: Marcos Filho Sandes / Secom Araguaína

O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, recebeu na última quinta-feira, 5, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO), André Matos, acompanhado do presidente do Tribunal de Contas da Angola, Sebastião Domingos Gunza, órgão máximo da Angola na fiscalização da legalidade das finanças públicas, em uma visita técnica com o objetivo de apresentar o modelo de educação de tempo integral infantil, implantado em Araguaína.

Modelo é objeto de pesquisa internacional

O modelo de educação integral de Araguaína é tema da pesquisa de doutorado em Gestão de Políticas Públicas do presidente do Tribunal de Contas da Angola, Sebastião Domingos Gunza, que veio conhecer pessoalmente o sistema que já está replicando em escolas angolanas.

Visita técnica a unidade de ensino infantil

Uma das instalações visitadas foi o Centro de Educação Infantil Gardene Mota, no Bairro Senador, que tem capacidade para atender, em tempo integral, 230 crianças a partir de seis meses a cinco anos de idade, estimulando e garantindo desenvolvimento cognitivo, motor e social aos alunos.

“Fiquei realmente impressionado com o que vi em Araguaína, vi aqui algo que não encontrei em outros países da América e Europa. É a efetiva implementação de uma política pública bem-sucedida. Esta cidade de fato investe em uma das coisas que serão primordiais para o futuro da humanidade, que é a educação da primeira infância. Hoje Araguaína virou modelo para nós e somos bons alunos, estamos replicando nas nossas escolas e queremos ter o mesmo sucesso”, afirmou Sebastião Domingos Gunza.

Compromisso com a primeira infância

“Firmamos junto ao TCE-TO um pacto pela Primeira Infância, preconizando o atendimento às nossas crianças de forma intersetorial: Educação, Saúde e Assistência Social, e estamos mostrando, na prática em Araguaína, como isso funciona”, afirmou o prefeito Wagner Rodrigues.

Neste início do ano letivo de 2026, o Município criou cerca de 3.900 vagas para o ingresso de novos alunos, 1.400 vagas a mais em relação ao ano passado, totalizando um efetivo de mais de 23 mil estudantes na Rede Municipal de Educação. Entre as novas vagas, 1.881 são para unidades escolares de tempo integral, com atividades no contraturno escolar, garantindo formação integral, fortalecendo a socialização e o desenvolvimento emocional dos estudantes.

“Nós sabemos das dificuldades de estruturar uma política pública como essa e o poder executivo tem sido sensível às indicações do TCE-TO neste sentido. Este trabalho tem tudo para virar referência estadual e nacional, não existe outro caminho que não seja a educação, é ela que transforma”, destacou o conselheiro André Matos.