A Universidade Federal do Tocantins (UFT) passa a ofertar, a partir de 2026, o Bacharelado Interdisciplinar em Inteligência Artificial, novo curso de graduação que amplia a atuação da instituição na área de tecnologias estratégicas e inovação.
Para viabilizar o ingresso na nova graduação, a UFT publicou o edital do Processo Seletivo pela Nota do Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins (Exato) para entrada no primeiro semestre de 2026. Ao todo, são ofertadas 20 vagas distribuídas entre ampla concorrência, ações afirmativas para indígenas e quilombolas e o sistema de cotas previsto na Lei nº 12.711/2012
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas entre as 9h do dia 5 de fevereiro e as 20h do dia 11 de fevereiro de 2026, exclusivamente pelo Sistema de Ingresso na Graduação (Sigrad) da UFT.
O curso
De acordo com a pró-reitora de Graduação da UFT, Valdirene de Jesus, o lançamento do curso Interdisciplinar em Inteligência Artificial representa um avanço estratégico para a Universidade e está alinhado ao programa Universidades Inovadoras, uma ação do Ministério da Educação (MEC) em parceria com os ministérios da Fazenda (MF) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), voltada ao incentivo à formação tecnológica. Segundo ela, o curso nasce com o objetivo de fortalecer áreas estratégicas para o desenvolvimento do estado do Tocantins, a partir de uma formação estruturada em dois ciclos.
O primeiro ciclo contempla os fundamentos e o núcleo tecnológico, enquanto o segundo é voltado aos conhecimentos e às aplicações setoriais em Inteligência Artificial. Nesse segundo momento, o acadêmico poderá direcionar sua formação para áreas estratégicas como Governança Digital, Direito e Sociedade; Bioeconomia, Agro Tech e Sustentabilidade; Saúde Digital e Sistemas de Engenharia (IoT); e Economia Criativa, Turismo e Desenvolvimento Territorial. “É um curso que foi pensado para responder às demandas contemporâneas e aos desafios regionais”, explicou a pró-reitora.
O Bacharelado Interdisciplinar em Inteligência Artificial será ofertado no período noturno, no Câmpus de Palmas, e integra as diretrizes do Programa Nova Indústria Brasil (NIB) e do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), iniciativas nacionais voltadas ao fortalecimento da formação em áreas estratégicas para o desenvolvimento tecnológico do país. Valdirene destaca ainda que o curso amplia o portfólio de graduações da UFT e reforça o compromisso institucional com a inovação, a formação qualificada e a inserção dos estudantes em áreas de alta demanda no mercado de trabalho.
“Temos o compromisso de formar um profissional cidadão, com perfil interdisciplinar e estratégico, capaz de integrar conhecimentos científicos, tecnológicos e humanísticos para criar soluções inteligentes que atendam aos desafios da sociedade contemporânea, com foco no desenvolvimento local, regional e na Amazônia Legal. Além disso, o programa criou novas vagas para estudantes e também disponibilizou vagas para professores, fortalecendo a área de tecnologia na Universidade”, concluiu.
Curso Interdisciplinar em Inteligência Artificial
- Período Noturno
- 40 vagas anuais
- Tempo de formação 4 anos
- Ingresso Sisu 50% e PSExato 50%
- Início das aulas dia 23 de fevereiro
- Mais informações: https://www.uft.
edu.br/concursos-e-selecoes/ ingresso-na-graduacao/ps- exato/psexato_ia20261



