As constantes participações do governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), nas exposições agropecuárias vem fortalecendo as ações da assistência técnica e extensão rural. Uma área de fundamental importância para o desenvolvimento do pequeno agricultor em todas as regiões do Estado. Exemplo disso pode ser visto na 46ª Exposição Agropecuária de Araguaína – Expoara, onde a maquete de uma propriedade rural agroecológica, apresentada pela regional do Ruraltins, de Araguaina, chama a atenção de produtores, adultos e crianças pela sua riqueza de detalhes.

De acordo com o extensionista e idealizador do projeto, João Roque, a maquete de 24m², com 487 peças em miniaturas, feitas em biscuit, mostrando a criação de animais, além das plantações como milho, café e arroz, o curral e a casa dos moradores, traz o trabalho executado pelos extensionistas no campo. “O agricultor que visita o estande consegue visualizar de uma maneira geral, todo o funcionamento de uma propriedade e percebe quais são as tecnologias, aqui aplicadas, que podem ser adaptadas a sua realidade”, disse.

O extensionista destaca que a maquete conta com um sistema de piscicultura em tanque rede, uma área de preservação permanente e reserva legal, uma miniatura do projeto balde cheio e sistema agropastoril, casa plástica para hortaliças, plantio de arroz e milho, além de uma réplica de um projeto de energia solar onde o mesmo gera energia para a propriedade.

O agricultor Mateus Alves, de Babaçulândia, aprovou a iniciativa. Para ele é fundamental produzir preservando o meio ambiente. “Podemos ver aqui, o modelo real de uma produção sustentável, baseada nos princípios da agroecologia. São metodologias de fácil aplicação na propriedade”, disse.

Para o secretário da Agricultura e Pecuária, Júnior Marzola, a adoção de novas tecnologias trazem resultados positivos ao agricultor, para o melhor aproveitamento das suas produções. “As tecnologias são validas quando tem retorno econômico, e o Ruraltins, com esse exemplo, mostra que é viável o agricultor investir em sua propriedade, pois o resultado é garantido”, avaliou.

O diretor de assistência técnica e extensão rural do Ruraltins, Agnelo Cruz, ressaltou que ações simples, orientadas pelos técnicos do Ruraltins, e investimentos em melhorias garantem o aumento da produtividade na propriedade. "Nosso papel é levar novos conhecimentos que possibilitam a geração de renda e a permanência do agricultor no campo com mais qualidade de vida. O Ruraltins de Araguaina está de parabéns por trazer esse projeto para a exposição”, frisou.

Minicursos

Além da apresentação da maquete, o Ruraltins participa também da Semana Tecnológica da Expoara, com minicursos de Piscicultura Básica e Horticultura, e ministrará ainda palestra sobre Comercialização de Produtos Apícolas. As atividades serão realizadas nos dias 9 e 10, no auditório central do Parque de Exposições Dair José Lourenço.

Expoara

A 46ª Expoara foi aberta oficialmente na sexta - feira, 6, e prossegue até o dia 15 de junho. O evento conta com mais de 90 expositores, shows, cavalgada, rodeios, dentre outras atrações. Os organizadores esperam um público de mais de 240 mil pessoas e uma arrecadação de R$ 45 milhões.