
Um morador do Distrito de Novo Horizonte, há 18 km de Araguaína, entrou em contato com o AN para reclamar sobre a demora da conclusão da UBS. Relatou que a obra de construção se arrasta há cinco anos e que a unidade de saúde funciona numa casa alugada.
A ordem de serviço para construção da UBS do Novo Horizonte foi assinada em agosto de 2013 pelo prefeito Ronaldo Dimas. O prazo de conclusão era de sete meses, conforme mostrou reportagem da TV Anhanguera em novembro de 2016. Mas, cinco anos depois, a obra não foi concluída.
Na época, a prefeitura informou que a empresa responsável abandonou a obra, que abriu nova licitação e a construção seria retomada no 1º semestre de 2017. Contudo, três anos após o prazo estipulado, o prédio continua sem ser construído e a UBS funciona numa casa alugada.
Por causa da demora, um morado do Novo Horizonte cobrou providências das autoridades. Considerou ser uma “vergonha” a obra se arrastar por cinco anos e teceu críticas à gestão de Ronaldo Dimas. Segundo ele, o prefeito só se preocupa com o centro de Araguaína;
Enquanto o prefeito só se preocupa com o centro da cidades os setores afastados são prejudicado. (...) Quando é para benfeitoria do centro, questão de horas uma empresa ganha licitação. Porque na UBS é tanta demora? Questiona o morador, que pediu anonimato.
Além da obra emperrada, ele reclama da falta de cemitério no Novo Horizonte. “Não temos posto de saúde, muito menos cemitério para poder enterrar nossos entes queridos. Cemitério esse que agora estamos proibido de enterrar nossos mortos.” Reclamou, acrescentando.
Estamos longe de ser Distrito: sem cemitério, sem posto de saúde, sem uma praça. Concluiu.
O que diz a Prefeitura
A Prefeitura de Araguaína informa que construção da unidade básica de saúde do Distrito Novo Horizonte será relicitada ainda neste semestre. A última empresa desistiu da obra alegando problemas de ordem administrativa e financeira. Por isso, o serviço precisou ser reprogramado e já está pronto para o novo processo licitatório.
Ressalta que a unidade funciona normalmente em prédio alugado e para garantir melhor acolhimento dos pacientes até que a UBS seja concluída uma reforma está sendo realizada no local.
Desde 2013, a comunidade araguainense vem acompanhando a ampliação da rede de atendimento e melhoria dos serviços oferecidos na cidade. A Prefeitura construiu seis novas unidades básicas de saúde nos setores Cimba, Dom Orione, Maracanã, JK, Costa Esmeralda e Lago Azul.