
Uma moradora de Araguaína foi mais uma a receber pacote com sementes misteriosas que não comprou. A encomenda foi entregue na casa dela, assim como tem acontecido com pessoas de 23 estados do Brasil há algumas semanas.
O pacote em questão foi recolhido pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e será enviado para um laboratório do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento fora do estado para ser analisado.
A servidora pública Divina Pimenta disse ao G1-TO que a encomenda chegou a casa dela em um envelope plástico. Como não sabia das encomendas que tem chegado aleatoriamente pelos Correios para brasileiros, apenas pegou e guardou.
"Era um pacotinho branco de plástico. Eu vi que era uma coisa pequena, fui abrindo e vi que era um pacotinho de sementes, mas como eu não sabia do problema que está acontecendo eu joguei o envelope no lixo, peguei as sementes e guardei", contou.
Quando descobriu que as sementes estavam sendo recebidas em vários estados a mulher conta que ficou com medo de ser contaminada e procurou a Adapec.
"Foi um susto eu fiquei com medo de ter alguma coisa contaminada. Quando eu abri o envelope eu peguei o pacotinho e coloquei no guarda-roupa para não sumir. Eu fiquei com medo de ter vindo contaminado. Não cheguei a plantar, iria plantar em janeiro", contou.
Os órgãos de defesa agropecuária recomendam que os pacotes não sejam descartados no lixo e que as sementes não sejam plantadas.
"Qualquer pessoa que receber semente de forma indevida, ou seja, aquela que ele não solicitou, não comprou, deve entrar em contato imediatamente com a Adapec do seu município que irá coletar a semente ou poderá entregar a semente na agência", explicou o diretor de defesa, inspeção e sanidade vegetal do órgão, Alex Sandro Arruda Farias.
Ele afirmou que as sementes não podem ser plantadas porque há risco de contaminação.
"É um risco fitossanitário para o estado por se tratar de uma semente desconhecida. O nosso alerta é: não abra, não plante. Recebeu semente indevida, comunique imediatamente a Adapec do seu município. Outro canal de atendimento informações é o nosso Disk Denúncia: 0800631122. Entre em contato e obtenha informações para saber o local mais próximo para entregar essa semente", explicou.