
Desorganização, falta de senhas e aglomeração foram as queixas de quem buscou a vacinação contra a covid-19 no início da tarde desta quinta-feira (18) na UBS do setor Cimba, em Araguaína. “Isso é um descaso para os idosos”, reclamou um acompanhante que foi a unidade.
Público de vacinação
De acordo com a prefeitura, Araguaína recebeu 920 novas doses nesta quarta-feira (17), para aplicação nos idosos acima de 75 anos e profissionais da saúde da rede pública e privada, além de estagiários que atuem em hospitais e UBS, que ainda não foram imunizados. A meta do Município é vacinar 1.999 idosos entre 75 e 79 anos.
Já para o público de profissionais da saúde, até agora, 6.348 trabalhadores receberam a primeira dose e 1.650 a segunda. Para este público a meta municipal é vacinar 7.077 profissionais.
Bronca popular
A moradora Tainá Siqueira disse ao AN que procurou a UBS do bairro São João nesta quinta e foi orientada a se deslocar a unidade do setor Cimba. Segundo ela, a informação era de que a partir das 13h30 iriam disponibilizar senhas para vacinação dos idosos. No entanto, enfrentou fila e aglomeração e não conseguiu a senha, mesmo tendo chegado com antecedência.
“Quando cheguei aqui mais o meu pai, já tinha uma imensa filha. Falaram que quando foi 11h o pessoal tinha distribuído. Como se era pra ser 13h e já distribuíram?”. Questionou.
Segundo ela, teriam sido distribuídas apenas 40 fichas às 11h. Por volta de meio-dia, muitos idosos carentes ficaram revoltados por ter que gastar com deslocamento e não receber a vacina.
“Só algumas pessoas que estavam aqui que pegaram essas fichas. Aí só amanhã, para a pessoa vir umas 4h da madrugada, pra ficar aqui tentar a sorte. Não tem lógica. São pessoas carentes, do grupo de risco e muitas vezes pagam um táxi para vir aqui e tá tendo essa aglomeração. Isso aqui é a maior falta de respeito que está tendo’. Reclamou.
Um homem que preferiu não se identificar, contou que levou sua avó, pela manhã e também foi informado que senhas seriam entregues à tarde.
“Quando chegamos aqui, que anteciparam para 11h30. Todo mundo tava aqui 11h. Por que não anteciparam no horário que estava todo mundo aqui e mandaram embora? Esperaram todo mundo ir embora, para atender outras pessoas e agora não tem a vacina para ninguém. Disseram que não vão atender mais ninguém hoje”.
Há denúncia de que outras pessoas foram vacinadas ao invés de idosos.
“Teve alunos do ITPAC que vieram e por trás estava todo mundo vacinando. E pra eles tinha vaga. E os idosos estão aqui aglomerados. Teve muita gente indignada”.
O que diz a Prefeitura
A Prefeitura de Araguaína informou à reportagem que está organizando os moradores na entrada das unidades básicas de saúde com sistema de senha e implantou tendas para melhor acomodação.
Reforçou ainda que está aplicando vacinas contra covid-19 conforme a quantidade que recebe e vem seguindo Plano Nacional de Imunização, que dividiu a último lote com 920 para idosos acima dos 75 anos e profissionais de saúde, que são compostos também por estagiários.
Pontos de vacinação
As doses estão sendo aplicadas nas unidades básicas de saúde Palmeiras do Norte (Palmeiras do Norte), Maria dos Reis Rodrigues (Setor Barros), Couto Magalhães (Setor Couto), JK (Bairro JK), Lago Azul (Setor Lago Azul) e Manoel Maria Dias de Brito (Setor Cimba). Até o momento, foram recebidas 9.630 unidades para a primeira dose e já usou 92,3% do estoque.
Para solucionar a falta de vacina, o prefeito Wagner Rodrigues aderiu ao consórcio gerenciado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e segue negociando diretamente com os laboratórios. A ação direta dos prefeitos foi autorizada no último 23 de fevereiro, pelo Supremo Tribunal Federal (STF).