O vídeo circulando pelas redes sociais e que mostra um esgoto que corre a céu aberto foi produzido pelos moradores da cidade de Natividade-TO, 230km de Palmas. A intenção é denunciar a situação que está deixando a comunidade impaciente.
De acordo com os moradores, depois de buscarem ajuda nos órgãos municipais e não conseguirem apoio, decidiram então produzir o vídeo e compartilhar entre os moradores da cidade. No vídeo os moradores reclamam do mau cheiro e da falta de segurança sanitária no Setor Ulisses
Guimarães, principalmente na Rua Pedro Ludovico, que faz fundo com o Posto de Combustível, de propriedade de um ex-prefeito da cidade e que é o responsável pelos despejos na rua.
A moradora Maria Rita Pereira dos Santos, 27, mostra preocupação com o início do período chuvoso e a grande quantidade de resíduos que serão despejados na rua e que podem até servir de alojamento para o mosquito da dengue. “Na hora do almoço a situação é insuportável, somos obrigados a conviver com essa enxurrada de esgoto em nossa rua, nossas crianças e idosos são os que mais sofrem, devido a fragilidade”, desabafou.
O local onde é despejado o esgoto, fica próximo e faz fundo à sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Natividade (Apae). De acordo com os moradores, a Apae também sofre com o descaso público e privado e que nem mesmo um abaixo-assinado foi o suficiente para chamar atenção quanto a gravidade do problema.
Confira o vídeo