Moradores cobram melhorias na infraestrutura do loteamento.
Foto: Divulgação

Moradores do setor Lago Sul em Araguaína protestaram na tarde do último sábado (12) cobrando melhorias na infraestrutura do bairro. Eles cobram asfalto de qualidade, iluminação pública e mais segurança no loteamento.

A comunidade pretendia interditar a ponte Anjo Gabriel, que liga o Jardim Paulista ao Lago Sul. Contudo, isso não ocorreu e os moradores se reuniram em frente ao escritório de vendas do loteamento. 

“Queremos asfalto! Queremos iluminação! Queremos segurança.”  Cobraram os moradores durante o ato. Em uma das faixas utilizadas, eles deram recado à imobiliária responsável pelo loteamento. “Sem asfalto e iluminação. Sem pagamento da parcela do lote”. 

Um morador do bairro relatou a indignação com o descaso da infraestrutura que tem causado série de transtorno. 

"Os moradores já não aguentam mais tamanha falta de respeito e descaso do loteamento com a população aqui. É mato alto, é rua esburacadas. A iluminação que não tem nem na ponte, nem no restante do bairro. Tudo no escuro (...), mortes, furtos a residências". Relatou.

O que diz a prefeitura

A Prefeitura de Araguaína informou que o Setor Lago Sul está em processo de regularização para que seja legal a implantação de infraestrutura. Informa também que realiza manutenção frequentemente no local e que técnicos do Município irão ao local para analisar a situação atual.

Ressaltou ainda que o descarte irregular de lixo é crime ambiental e a população deve denunciar pelos telefones do Meio Ambiente: 99976-7337 e 99994-7878. Já para outros serviços relacionados à Infraestrutura o telefone é 3411-7070.  A reportagem ainda aguarda manifestação do loteamento.

O que diz a PM

Em relação a manifestação dos moradores do Setor Lago Sul em Araguaína, ocorrida na manhã do último sábado, 12, o 2º Batalhão de Polícia Militar do Tocantins (2º BPM), informa que a PM tem realizado diversas operações primando a segurança de todos os cidadãos araguainenses, adquirindo resultados positivos nesse período de pandemia. A PM entende a insatisfação da população e que irá cada vez mais intensificar o policiamento e se empenhará ainda mais na efetivação das operações já previstas para este mês de dezembro dando continuidade a um trabalho de excelência no ano por vir.

Os patrulhamentos e as intervenções do policiamento ordinário do 2° BPM tem se intensificado diuturnamente. E no período dos primeiros onze meses do ano de 2020, foram recuperados 332 veículos automotores, foram presos 1004 infratores da lei e apreendidas mais de 83 armas de fogo na cidade de Araguaína, retirando de circulação esse armamento bélico que poderiam ser utilizadas na prática de ações ilícitas, colocando em risco a vida da população desse município, mas devido a ação eficiente dos policiais militares do 2º BPM, essas armas de fogo foram apreendidas e não podem mais causar danos.

Esses números são satisfatórios, haja vista o grande envolvimento da Polícia Militar no combate à criminalidade por meio de diversas ações ostensivas e preventivas, resulta um saldo positivo e ainda não finalizamos as operações este ano, podendo ter um resultado ainda mais considerável. Ressalta-se ainda, que muitas dessas apreensões de arma de fogo, veículos recuperados e prisões de infratores da lei, foram realizadas no Setor Lago Sul.

Outro dado relevante e que demonstra a preocupação da Polícia Militar com a causa da manutenção da ordem pública é o expressivo de recuperação de veículo automotor, totalizando 332 no município, refletindo o envolvimento da sociedade no grande número de denúncias e informações fidedignas repassadas à PM, tendo consciência que a Polícia Militar está sempre trabalhando para protegê-la e pronta para o atendimento de excelência.

No balanço geral sobre a criminalidade em Araguaína, houve uma redução considerável no número de homicídio e na prática de roubos. Esses resultados expressivos demonstram o envolvimento e o foco em oferecer ao cidadão um trabalho de qualidade, primando sempre por uma segurança de excelência e cumprindo seu papel constitucional.