Fernando Almeida

Com 20 anos de atuação no Tocantins, quatro deles em Araguaína, o promotor de justiça Alzemiro Wilson Peres Freitas tem o direito de  encerrar a carreira a partir desta quarta-feira (22). O promotor de 54 anos também tem o direito de se  aposentar e retornar à terra natal, município de Bagé, no Rio Grande do Sul.

Atuação

No Tocantins, Alzemiro começou a carreira no Ministério Público Estadual ano de 1997 e de lá para cá, já atuou nas Comarcas de Augustinópolis, Cristalândia e Gurupi.  Há quatro anos em Araguaína como titular da 6ª Promotoria do Patrimônio Público, ele também atende demandas de municípios como Santa Fé do Araguaia. Também atendia Goiatins e outras cidades do Norte do Tocantins.

Reconhecimento

Incansável no combate à corrupção, o promotor Alzemiro ganhou o respeito da sociedade araguainense e também nas cidades circunvizinhas.  No ano de 2012 o Rotary Club de Araguaína  reconheceu a importância do trabalho do promotor Alzemiro e o homenageou com o troféu  “Profissional do Ano”.

Como reconhecimento de seu trabalho, também recebeu dois títulos de Cidadão: um da Câmara de Araguaína em dezembro de 2014 e o segundo da Câmara Municipal de Muricilândia (TO) já neste ano.

Ações de relevância

Entre as atuações mais relevantes à frente da Promotoria de Araguaína estão as 11 ações de improbidade administrativa contra o ex-prefeito Valuar Barros. Fruto dessas ações, o gestor foi afastado do cargo por duas vezes, sob acusação de mau uso de recursos públicos.

Outros destaques estão os pedidos de revogação de doação de áreas públicas em Araguaína. E ações para suspender os contratos entre a prefeitura de Araguaína e o ISDG, para gerir a saúde na gestão Dimas.  Outra atuação bem sucedida do promotor foi a denúncia das irregularidades em licitação que culminou no afastamento do prefeito de Santa Fé, Fleury José Lopes.  Além dos dois pedidos de afastamento contra o prefeito Ronaldo Dimas.

Aniversário

Alzemiro completa os 54 anos nesta terça-feira, 21 de julho de 2015.  A partir desta data tem o direito de requerer aposentadoria e voltar para sua Terra-Bagé-RS.