Rabecão do IML foi acionado para recolher corpo.
Foto: Edson Reis/G1

Ao menos um detento foi morto e outro ficou ferido durante uma confusão ocorrida na manhã desta terça-feira (26) na Casa de Prisão Provisória (CPP) de Palmas. Dois presos foram baleados e um deles não resistiu aos ferimentos. Também oito agentes penitenciários ficam feridos. 

De acordo com o Samu, um dos presos atingidos morreu ainda no local. O outro foi baleado na cabeça e levado em estado grave no Hospital Geral de Palmas (HGP). Viaturas da Polícia Militar (PM) e do Ministério Público Estadual estão no local.

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) informou  que por volta das 10h da manhã desta terça-feira, 26, adentrou o Pavilhão B da CPPP para averiguar suspeita de morte no pavilhão citado. E que no adentramento, os internos fizeram barricadas de colchões e arremessaram cadeados, pedaços de concreto e outros objetos nos agentes de execução penal plantonistas.

O Grupo de Intervenção Rápida (GIR) do Sispen/TO foi acionado para auxiliar na contenção do motim e após verbalização, os internos recuaram, mas ao chegar na área de banho de sol, avançaram novamente no grupamento, oito agentes foram lesionados. A direção da unidade confirmou a morte de um interno do Pavilhão B, outro está ferido. O motim foi controlado e no momento, a Casa de Prisão Provisória de Palmas está sob controle.

A Polícia Civil e a Perícia foram acionadas e já se encontram no estabelecimento penal dando encaminhando aos trâmites operacionais.