Ramila Macedo/Araguaína Notícias

A paralisação dos caminhoneiros iniciada nesta segunda-feira (9) provocou uma busca desenfreada por combustíveis em Araguaína. Com a procura em alta, diversos postos aumentaram o valor da gasolina na bomba ainda no início da noite de ontem.

O aumento pegou motoristas de surpresa, houve postos onde o preço da gasolina atingiu R$ 5 o litro. Bem acima do preço médio na cidade, cotado a R$ 3,75. Por isso aqueles que se sentirem lesados podem procurar o Procon para registrar reclamação. A orientação é do próprio órgão.

Ao AN, a chefe do Núcleo Regional de Atendimento, Renata Aguiar de Vasconcelos, disse que a prática abusiva de elevar o preço sem justa causa fere o Código de Defesa do Consumidor, no que diz respeito ao “aumento injustificado de preço”.

Para registrar reclamação, o consumidor pode se dirigir ao órgão munido com o cupom fiscal. Embora o consumidor não resolva o problema de imediato, uma equipe do órgão irá fiscalizar o estabelecimento para autuar quem descumprir as normas.

“O Procon não tem como resolver no momento. Temos o poder de punir” afirmou a Vasconcelos. Segundo ela, quanto mais reclamações forem registradas contra um fornecedor, mais alta será a multa.