
Casado, pai de seis filhos e mototaxista há 16 anos, Deusivan Alves Machado, 39 anos, agora precisa capinar lote para não deixar a família passar fome. O serviço foi suspenso em Araguaína dia 19 de março por meio de decreto do prefeito Ronaldo Dimas (Podemos), como medida preventiva de enfrentamento ao coronavírus.
Em vídeo que circula nas redes sociais, Deusivan aparece com uma enxada na mão, no meio de um lote capinado e defendendo que todo trabalho “é digno”. Também frisou que começou às 6 horas da manhã e no momento da gravação já eram 3h da tarde.
— Nós não podemos deixar nossa família passar necessidade, passar fome. (...) Já consegui o dinheiro de comprar o gás. Quero agradecer o meu patrão, dono desse lote. (....) Se você tiver um lote [e] precisando de alguém para limpar, estou exercendo essa nova profissão. Diz o pai de família.
Emocionado, sem conter as lágrimas, o trabalhador se solidariza com os colegas de profissão que passam “pelo mesmo desespero”. E também pede às autoridades que faça algo para resolver o problema o quanto antes.
— Não podemos ver nossa família sofrendo, passando necessidade, de braços cruzados, olhando para o teto esperando nossas autoridades. Que muitas vezes ficam de braços cruzados. Desculpa o meu desabafo, mas essa é a situação que nós estamos vivendo. Finaliza.
Deusivan relatou ao AN que ao longo de 16 anos como mototaxista já passou por muitos desafios, mas este é o maior de todos, pois não pode exercer a profissão. Relatou ainda que há 495 pessoas cadastradas como mototaxistas em Araguaína e que todos estão passando pela mesma dificuldade.
Apesar disso, acredita nas medidas que as autoridades estão tomando para combater o coronavírus. Disse também que recebe a cesta “bastante básica” da prefeitura uma vez por semana, mas precisa “capinar lote” para comprar outros ingredientes para alimentar a família. E mantem a esperança de que, em breve, se “Deus quiser” tudo volta ao normal.
O profissional ressaltou que após a divulgação do vídeo algumas pessoas entraram em contato com ele para a ajudar. Também se colocou à disposição para capinar lotes e deixou o telefone para contato. (63) 99221 2068.