
O Ministério Público do Tocantins (MPTO) instaurou, nesta quinta-feira, 30, procedimento para apurar eventuais irregularidades no serviço de alimentação oferecido no Hospital Geral de Palmas (HGP) pela empresa contratada. A iniciativa decorre do fato de que uma lâmina teria sido encontrada em uma torta servida à acompanhante de uma paciente da ala da oncologia da unidade hospitalar.
O fato ocorreu na noite de quarta-feira, 29, segundo foi noticiado por veículos da imprensa local. A balconista Débora da Conceição, acompanhante de paciente no Cento Oncológico do Hospital Geral de Palmas (HGP), relatou ao G1 Tocantins ter encontrado uma lâmina no momento em que mordeu a torta e por pouco não engoliu o objeto.
-Eu estava acompanhando minha cunhada no oncológico e a minha sogra pegou o lanche para comer, quando eu mordi tinha uma lâmina dentro da torta [...] Como eu mastigo devagar dá para perceber, mas se fosse outra pessoa que coloca na boca e engole, tinha engolido.
A jovem acompanha uma cunhada que está passando por tratamento no local toda semana, mas agora ficou preocupada. "Não sei se tá contaminada, se está usada, mas aparentemente está usada porque está corroída. Estou com medo porque não sei se está infectada", disse, conforme o G1.
A partir da instauração do procedimento, a situação geral do serviço de alimentação e nutrição no HGP será averiguada pela promotora de Justiça Araína Cesárea D’Alessandro, que atua na área da defesa da saúde em Palmas.
MPE requisita informações
Serão requisitadas à Secretaria Estadual da Saúde (Sesau) informações sobre as vistorias e condições dos equipamentos utilizados na manipulação dos alimentos fornecidos no HGP, bem como a relação dos profissionais responsáveis pelo cardápio e pela gestão e fiscalização do contrato mantido com a Fábrica Nutrição.
À diretoria-geral do HGP, serão requeridas informações sobre a alimentação fornecida aos pacientes e acompanhantes, sobre os valores pagos à empresa terceirizada e sobre o fato da lâmina encontrada na refeição.
O responsável pela empresa Fábrika Nutrição será notificado para prestar informações sobre condições dos equipamentos utilizado na manipulação de alimentos e quadro de pessoal atuante no HGP.
Já a Ouvidoria da unidade hospitalar e o Conselho Estadual de Saúde deverão informar sobre as possíveis queixas que existam, relacionadas ao serviço de alimentação do Hospital Geral de Palmas, registradas no período de janeiro de 2019 a janeiro de 2020.
Também será requisitada à Vigilância Sanitária Estadual a realização de vistoria sobre as condições da cozinha, refeitório e alimentação do HGP.
O que diz a SES
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclareceu que a profissional nutricionista responsável pela fiscalização da empresa que faz o fornecimento das refeições do Hospital Geral de Palmas (HGP) foi acionada, detectando que uma peça da máquina de cortar legumes se quebrou e ocasionou o transtorno.
Segundo a nota, todos os procedimentos para apuração serão tomados no intuito de garantir uma boa prestação de serviço, sem outras ocorrências, como a relatada.
A equipe do HGP afirma que desde o conhecimento do caso, tomou providências no sentido de realizar exames para detectar quaisquer prejuízos físicos à acompanhante e nada foi constatado, estando à disposição para atendê-la, caso necessário.
A SES reforçou o compromisso em evitar que a situação se repita novamente dentro de suas unidades de Saúde e disse que garante o acompanhamento nutricional de todas as refeições que são servidas.