
O Ministério Público do Tocantins realizou visita ao quartel do 8º Batalhão da Polícia Militar, em Paraíso do Tocantins, com o objetivo de fortalecer o enfrentamento à violência doméstica e promover práticas de atendimento que respeitem os direitos fundamentais das vítimas. O encontro ocorreu nesta quinta-feira, 17.
Durante a reunião, foram discutidas estratégias para garantir um pronto atendimento nos casos de violência doméstica, evitando situações de revitimização nos procedimentos policiais. Também foi abordada a necessidade de conhecer de perto a realidade do efetivo local, buscando ações conjuntas mais eficazes e sensíveis às demandas da população.
A promotora de Justiça Anelise Schlickmann Mariano destacou a importância da parceria entre as instituições para garantir um acolhimento digno às vítimas.
“Esta parceria é fundamental para garantir que as mulheres vítimas de violência recebam atendimento humanizado e eficaz. Precisamos trabalhar juntos para proteger integralmente as vítimas, além de assegurar o respeito aos direitos fundamentais não só nesses crimes, mas em todas as demais atuações policiais”, afirmou.
Violência doméstica em Paraíso do Tocantins
Dados do Núcleo de Coleta e Análise Estatística da Secretaria de Segurança Pública do Tocantins revelam que, em Paraíso do Tocantins, de janeiro a 26 de junho de 2025 (último dado disponível), foram registrados 256 boletins de ocorrência enquadrados na Lei Maria da Penha.
Ameaça lidera com 73 registros, seguida por lesão corporal (37), injúria (36), dano (32), vias de fato (17) e descumprimento de medidas protetivas (11). É a quinta cidade no ranking estadual de crimes nesta categoria, ficando atrás de Palmas, Araguaína, Gurupi e Porto Nacional, nesta ordem.