
O Ministério Público do Tocantins (MPTO) reforçou seu quadro de membros com a posse de dois novos promotores de Justiça substitutos, Gilmar Pereira Avelino e Rhander Lima Teixeira, nesta sexta-feira, 22.
Na avaliação do procurador-geral de Justiça, Abel Andrade Leal Júnior, o Ministério Público se fortalece e compartilha, com os empossados e seus familiares, o mesmo sentimento de conquista. “Cada solenidade de posse representa um marco do nosso esforço institucional para avançarmos em nossa estrutura, aprimorarmos o trabalho e fazermos a diferença na vida dos cidadãos”, disse Abel Andrade.
Experiência dos empossados
Em seu discurso, o procurador-geral de Justiça destacou ainda que os dois empossados chegam ao MPTO carregando o conhecimento e uma relevante experiência adquirida em suas trajetórias profissionais.
Após terem atuado em diversos cargos, os empossados estavam exercendo a função de promotor de Justiça, sendo Rhander Teixeira no estado do Pará e Gilmar Avelino no estado do Piauí. Ao serem nomeados pelo MPTO, fizeram a opção pelo Tocantins.
Redes oficiais
Emoção dos empossados
Natural de Tocantinópolis, Rhander Teixeira falou, com muita emoção, sobre a oportunidade de retornar para o seu estado natal, agora trabalhando no Ministério Público estadual. “Retornar ao Tocantins é voltar às raízes. Aqui aprendi que o maior patrimônio de uma pessoa é o seu nome limpo e a palavra honrada; e é com esse espírito que pretendo exercer minhas funções”, disse.
Gilmar Avelino, que é natural do Piauí e foi criado no Maranhão, também lembrou de seu extenso vínculo com o Tocantins, onde estudou, foi professor na rede pública e exerceu a função de policial federal por 19 anos, na cidade de Araguaína. Ele também falou com emoção sobre o compromisso com o cargo que assume. “Quero ser o promotor de Justiça que se reinventa todos os dias”, disse, destacando a necessidade de uma atuação proativa.
Sobre o concurso
Os novos membros foram aprovados no 10º Concurso para Promotor de Justiça Substituto do MPTO, que foi realizado ao longo de 2022, com seis etapas e cerca de 1.300 candidatos inscritos.
A posse aconteceu em sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça, com a presença de integrantes do MPTO, autoridades estaduais e familiares dos novos promotores.
Ao saudar os empossados, os integrantes do Colégio de Procuradores de Justiça lembraram que a posse fortalece a presença do MPTO no interior do estado e aconselharam os novos membros a manter sempre a humildade e o empenho; e a se fazer presentes na comunidade.