Contador de 47 anos, morador de Cariri, e idosa de 80 anos, moradora de Xambioá foram as primeiras vítimas.
Foto: Reprodução

A covid-19 já chegou em quase metade dos 139 municípios tocantinenses. Além do aumento de casos, agora as cidades começam a registrar mais óbitos. Xambioá, no norte, e Cariri, no sul do estado, registram as primeiras mortes em decorrência da doença nesta terça-feira (19). 

A primeira vítima de Xambioá trata-se da idosa Geneci Gomes de Carvalho, de 80 anos. Segundo a prefeitura, a idosa estava internada desde o dia 12 de maio, quando deu entrada no Hospital de Referência de Xambioá e foi transferida para uma UTI em Araguaína, onde veio a falecer na noite desta terça-feira.

A prefeitura de Xambioá lamentou pela morte da idosa e reforçou que a Secretaria Municipal de Saúde continua empenhada em promover os acompanhamentos necessários para os mapeamentos, monitoramentos e testagens dos casos suspeitos na cidade. 

“Reforçamos os pedidos para que as pessoas não saiam de casa sem necessidade. Usem máscara caso seja necessário sair da sua residência e mantenham os hábitos de higiene pessoal como lavar bem as mãos e evitar toques nos cumprimentos. Proteja você e sua família”, disse em nota. 

1ª vítima de Cariri

O município de Cariri também confirmou a primeira morte por covid-19 nesta terça (19). A vítima foi o contador Odair Borges de Amorim, de 47 anos. Ele estava hospitalizado desde o dia 11 de maio no Hospital Geral de Palmas (HGP).  O  caso deve ser incluído no Boletim Epidemiológico estadual desta quarta-feira (20).

Odair Borges era casado, deixa esposa e dois filhos. A prefeitura informou que o corpo será trasladado para Cariri e sepultado no cemitério local sem a realização de velório, seguindo as determinações do Ministério da Saúde. Ele trabalhava em uma empresa de contabilidade junto ao município há mais de 15 anos. A Prefeitura decretou luto oficial por três dias.

Cariri está em 5º lugar no ranking estadual de casos do novo coronavírus. Foram detectados 48 casos no último boletim epidemiológico da saúde. Dos 139 municípios tocantinenses, 64 já confirmaram casos de covid-19.