Após muitas especulações e negociações, a chapa majoritária palaciana encabeçada por Mauro Carlesse (PHS) foi definida neste sábado (4). Siqueira Campos (Democratas) e César Halum (PRB) vão concorrer ao Senado e terão como suplentes o ex-deputado federal Eduardo Gomes (SD) e o empresário Darci Garcia da Rocha, respectivamente.
O vice Wanderlei Barbosa (PHS) também foi mantido na chapa. A Convenção do PHS está ocorrendo neste sábado (4) na Assembleia Legislativa em Palmas.
O impasse para compor a chapa era Eduardo Gomes, que chegou a se aproximar de Márlon Reis (Rede) para ser o senador, devido à falta de vaga na chapa de Mauro Carlesse.
Entretanto, o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas (sem partido) conseguiu convencer Eduardo a ficar no grupo e ser o suplente de Siqueira Campos. "Eu fico muito feliz pelo Eduardo ter, nesse momento, aceitado a suplência do ex-governador Siqueira. (...) Foi um consenso entre todo um grupo político nosso. (...) Vão ser tratados os dois como senador". Disse Dimas ao anunciar o acordo.
O nome de César Halum como senador visa preencher a lacuna deixada pelo ex-senador João Ribeiro, que morreu em 2013. Nestes cinco anos, Araguaína ficou sem um representante no senado. Na eleição de 2014 César ainda ensaiou candidatura ao senado, mas recuou.
Neste ano, para ser candidato ao senado, César teve que se juntar ao grupo de Ronaldo Dimas, adversário na eleição municipal de 2016. Neste mesmo grupo, reúne a tríplice aliança: Valderez, Dimas e Olyntho Neto, que estão no palanque de Mauro Carlesse.
Leia+
http://araguainanoticias.com.br/noticia/46304/ao-som-de-volta-siqueira-carlesse-oficializa-candidatura-reeleicao-e-promete-industrializar-estado/
http://araguainanoticias.com.br/noticia/46270/progressistas-confirma-apoio-carlesse-lazaro-e-valderez-vao-reeleicao/