Os voluntários selecionados realizarão trabalhos no período de 02 de setembro a 07 de dezembro de 2019
Foto: Divulgação Naturatins

Nesta terça-feira, 20, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) divulgou o resultado do Edital nº 04/2019 de seleção, do Programa Voluntário pela Natureza, para o Projeto Quelônios da Amazônia, no Tocantins.

A maior parte dos inscritos 56% são de outros Estados, somando 15 e mais o Distrito Federal. Em torno de 70% do total de inscritos são do sexo feminino, 13% são do sexo masculino e 18% não informaram. Ainda segundo a análise do setor, 46% dos inscritos são estudantes de graduação ou pós-graduação da área ambiental. Outros 30% são profissionais da área ambiental e os 24% restantes são candidatos que possuem ensino médio ou cursos em outras áreas.

O biólogo do Naturatins, Oscar Vitorino Jr. considera que a elevada procura pelo voluntariado para o Projeto Quelônios é resultado da consolidação da iniciativa em nível nacional, como importante atividade de conservação ao destacar.  “Nessa oportunidade os participantes não só ganham experiência sobre as práticas de monitoramento e manejo de espécies de quelônios, mas também vivenciam a rotina de gerenciamento de uma Unidade de Conservação”, realçou o biólogo.

O documento disponível no site do Instituto por meio do link https://naturatins.to.gov.br/publicacoeseditais/, traz o nome dos selecionados distribuído em quatro diferentes períodos de atuação. Os candidatos selecionados receberão um e-mail com o Termo de Adesão, para que possam confirmar seu interesse na vaga, em até 03 (três) dias úteis, após a data da publicação do resultado final.

Ao verificar o nome na lista das inscrições selecionadas, os candidatos ou as candidatas, que não receberem o e-mail para consolidação do interesse em até 02 (dois) dias, devem entrar em contato com a Gerência das Unidades de Conservação, na Sede do Naturatins, em Palmas, por meio dos telefones (63) 3218-2678.

O gerente de Unidades de Conservação e Monumentos Naturais do Instituto, Carlos Carreira, recomenda que todos os inscritos fiquem atentos ao site do Naturatins e aos seus respectivos e-mails. “Pois em casos de desistência, os suplentes e demais inscritos poderão ser chamados, isto porque a maioria dos selecionados residirem em outros Estados” declarou.

Leia +

Naturatins seleciona voluntários para ajudar a manter população de quelônios no Cantão