As eleições municipais de 2024 encerram neste domingo (6/10), e pela primeira vez, a capital Palmas terá segundo turno. Conforme balanço divulgado pela Associação Tocantinense de Municípios (ATM) nesta segunda-feira (7/10), dos 89 prefeitos aptos a reeleição no Tocantins, 77 deles conseguiram se reeleger.
Ainda segundo a ATM, 50 gestores não poderiam disputar a reeleição, pelas regras eleitorais, mas 31 conseguiram consagrar sucessores.
Em oito municípios tocantinenses houve apenas um candidato a prefeito, foi o caso de: Abreulândia, Crixás do Tocantins, Goianorte, Santa Maria do Tocantins, Santa Rita do Tocantins, Sucupira, Tupirama e Tupiratins.
Em nota à imprensa, o presidente da ATM, prefeito de Talismã, Diogo Borges, parabenizou os eleitos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores nestas eleições. Diogo anunciou ainda que a entidade fará um evento voltado aos prefeitos no início de 2025.
O presidente da ATM conclamou os prefeitos e vereadores eleitos a estarem presentes e participativos ao Movimento Municipalista.
“Nossa luta é constante e permanente, em busca de Municípios cada vez mais autônomos, independentes e fortes na federação brasileira. Os reeleitos já estão presentes e entendem algumas situações que ocorrem nas gestões, muitas delas vindas de Brasília.
Porém, os que estão no primeiro mandato poderão observar realidades que prejudicam a administração local. Precisamos ser gestores, mas também soldados dos Municípios, e unidos em favor de nossas localidades. Os desafios são enormes, porém gratificante ver os benefícios chegando à população”, diz Diogo Borges.
A ATM anunciou ainda que a entidade municipalista realizará a segunda edição do Encontro Tocantinense de Novos Gestores, previsto para o início de 2025. O evento é direcionado aos(as) prefeitos(as) eleitos(as) em 2024, e visa proporcionar encontro inicial entre os gestores eleitos, a fim de apresentá-los e engajá-los ao Movimento Municipalista, bem como orientá-los sobre pautas relacionadas à Gestão Municipal e às relações federativas entre os entes governamentais.