Carreata deu início a programação das atividades da Semana Municipal de Conscientização dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Foto: Divulgação

Em Carta Aberta, pessoas com deficiência e demais apoiadores da causa elencaram as principais demandas que precisam ser sanadas em Araguaína. A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) subscreve o documento pela adesão do coordenador do Núcleo Aplicado das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) de Araguaína, defensor público Pablo Mendonça Chaer.

 

O documento é uma iniciativa da Associação das Pessoas com Deficiência de Araguaína (ADA), como resultado da II Semana de Conscientização dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Araguaína, realizada no mês de setembro.

 

“É importante apresentar as demandas e cobrar não só do poder público, mas também dos candidatos a gestores e legisladores municipais, políticas mais inclusivas e mostrar que as pessoas com deficiências existem e precisam ser respeitadas. Essa carta é para chamar a atenção para algo que já se discute há algum tempo em Araguaína”, destacou o defensor público Pablo Mendonça.

Segundo os organizadores, a Carta Aberta pode ter adesão de outras instituições, bastando entrar em contato com a ADA, que reenviará o documento para assinar e ser replicado.

 

Leia a Carta Aberta na íntegra, no anexo abaixo

 

Visibilidade

A II Semana contou com uma carreata que percorreu 3km da Via Lago até a Feirinha, reunindo cerca de 30 veículos; e também usou as redes sociais para a transmissão de lives com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a necessidade de inclusão social – todas disponíveis no canal @adatocantins no Youtube. A live “Direitos e deveres das pessoas com deficiência” contou com o defensor público Pablo Mendonça como debatedor e pode ser assistida no link https://youtu.be/R_apwlp73n0

 

Entre as conquistas, foi aprovada a Lei 3.163, publicada no Diário Oficial Municipal nº 2.131, de 27 de agosto de 2020, idealizada pela Defensoria Pública, que em articulação com os legisladores orientou para a institucionalização da legislação. “Um legado que nós já deixamos para a sociedade de Araguaína é que foi instituída a Semana de Conscientização da Pessoa com Deficiência”, comemorou o defensor público Pablo Mendonça. Além da Semana, foi instituído o Dia Municipal da Acessibilidade, a ser lembrado no dia 21 de setembro.