
O 2ª Núcleo integra a estrutura da Diretoria de Papiloscopia, que está vinculada à Superintendência da Polícia Científica da Polícia Civil do Tocantins, em Araguaína, atingiu essa semana um marco significativo por ter identificado a autenticidade de mais de 100 impressões digitais no período de um ano.
Os papiloscopistas da unidade têm realizado buscas constantes para identificar fragmentos de impressão digital coletados em locais de crime da região norte do Tocantins. O objetivo é contribuir com a elucidação de crimes. O trabalho exitoso é realizado em equipe, que vai desde o local do crime até a análise e pesquisa pela seção especializada de perícia papiloscópica.
Natureza dos crimes
Estão relacionados a roubos de veículos e residências, 57% dos crimes elucidados; 37% a furtos em residência e comércio; e 6% em crimes contra a vida. Segundo o papiloscopista João Carlos Santiago Nery, o número de casos elucidados reflete a importância da Papiloscopia para o inquérito policial, pois norteia as linhas de investigações e contribui para a elucidação dos casos pelas Delegacias de Polícia.
O responsável pelo 2° Núcleo Regional de Papiloscopia em Araguaína, Santo Monis, afirmou que no último ano foi efetuado uma união de esforços dos papiloscopistas para contribuir para a elucidação de crimes.
A diretora de Papiloscopia, Naídes Cesar Silva, destacou que a meta é aprimorar ainda mais as atividades papiloscópicas, tanto na Capital como no interior do Estado, subsidiando os meios necessários para a evolução dos resultados.
Reconhecimento
O trabalho desenvolvimento pelo 2ª Núcleo foi reconhecido na semana passada. O papiloscopista João Carlos Santiago, foi homenageado pela Delegacia de Repressão a Roubos (DRR- Araguaína), pelos trabalhos desempenhados junto as investigações criminais de roubo realizadas pela DRR.
Parcerias
O trabalho de identificação e elucidação de crimes por impressão digital conta com a colaboração do Sistema Automatizado de Impressões Digitais (AFIS) da Polícia Federal, que possui convênio com a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Tocantins. Além disso, também conta com a parceria da Delegacia de Repressão a Roubos – Araguaína, que promove troca de informações relevantes para a efetivação das buscas.