Ramila Macedo/Araguaína Notícias

Uma nuvem de fumaça encobre Araguaína e várias cidades da região norte do Tocantins há pelo menos dois dias. De acordo com a Defesa Civil, o fenômeno é provocado por queimadas nos estados do Pará e Maranhão.

A nuvem de fumaça também causou o cancelamento de dois voos no Aeroporto de Araguaína,  um na noite de ontem (2) e outro na tarde de hoje, pela falta de visibilidade.  

Ao Araguaína Notícias, a Defesa Civil do Tocantins informou que faz monitoramento via satélite e não há registro de foco de incêndio de grande proporção no Estado. Por outro lado, dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) desta quarta (2) mostram que no nosso vizinho Maranhão foram registrados 907 focos de calor. O número também é alto na região noroeste do Pará, onde foram identificados 180 focos.

A pedido do AN, a Defesa Civil enviou imagem gerada por satélite do INPE, onde é possível ver uma grande nuvem sobre todo o norte do Tocantins e vários de focos de incêndio principalmente no Maranhão. 

Trazida pelo vento, a fumaça que encobre Araguaína é vista por toda parte da cidade, prejudica a visibilidade, provoca crises alérgicas e também mantem o tempo abafado. Boletim do Instituto Nacional de Meteorologia INMET aponta que a umidade relativa do ar na cidade está em torno de 30 a 70% e fazem 38º de temperatura. 

Imagem gerada pelo Satélite Aqua Modis do INPE a pedido do Araguaína Notícias.
Foto: Willian Júnior
Vista da Av. 1º de Janeiro, próximo a praça das Bandeiras. Foto: Ronaldo Macedo/AN
Vista do alto do Bairro São João, em Araguaína. Foto: Ronaldo Macedo/AN