Notícias

O que analisar antes de abrir uma conta PJ?

Você sabe o que analisar antes de abrir esse tipo de conta para auxiliar o fluxo financeiro de seu negócio? Vamos falar mais sobre isso!

Antes de iniciar o processo para abrir uma conta PJ é preciso entender mais sobre ela e sua necessidade.
Foto: Divulgação

Para quem inicia um empreendimento é preciso saber que algumas coisas são essenciais para o funcionamento do negócio e abrir conta PJ é um desses passos importantes e necessários.

Diferente de uma conta bancária pessoal e feita com o CPF, a conta PJ é registrada com o CNPJ e é a razão social do negócio que vai administrar todo o dinheiro envolvido na rotina da empresa.

Você sabe o que analisar antes de abrir esse tipo de conta para auxiliar o fluxo financeiro de seu negócio? Vamos falar mais sobre isso!

Por que abrir uma conta PJ?

Antes de iniciar o processo para abrir uma conta PJ é preciso entender mais sobre ela e sua necessidade.

Se você trabalha de maneira informal, sem renda constante ou apenas para pessoas físicas, talvez ainda não seja a hora de abrir essa conta, podendo utilizar normalmente sua conta de pessoa física.

Porém, para aqueles empreendedores com CNPJ, fluxo de caixa constante, transações com outras empresas, recebimentos e com necessidades de obter financiamentos ou linhas de créditos, passa a ser necessário esse tipo de conta.

Além de auxiliar na gestão contábil e financeira, a conta PJ facilita a negociação de créditos e empréstimos e recebimento de pagamentos de outras empresas.

O que analisar antes de abrir a sua conta?

O processo de abrir uma conta PJ não é muito diferente de iniciar uma conta pessoal. É um processo que não envolve tantas burocracias e pode ser feito rapidamente, porém, para que seja vantajoso para você e sua empresa é preciso analisar alguns pontos para escolher o que realmente é melhor para seu negócio.

Verifique os bancos

Diferente de uma conta jurídica que é possível utilizar qualquer banco, o microempreendedor tem um pouco menos de opções para abrir a sua conta PJ, afinal, nem todos os bancos oferecem essa modalidade.

Vale verificar se o banco que você já utiliza possui essa opção, o que facilita o controle das duas contas e pode levar vantagens para o dono, além de conhecer outras instituições que podem ser vantajosas para você.

Lembre-se também das contas digitais, que são ainda menos burocráticas e eliminam a necessidade de comparecer a agências físicas.

Compare tarifas e serviços

São as tarifas e serviços dos bancos que vão fazer diferença e serão os pontos críticos para a escolha da sua conta PJ. Por isso, a pesquisa e comparação de tarifas é um passo fundamental.

Após escolher alguns dos bancos que possuem esse serviço é interessante verificar em cada um deles quais são as tarifas fixadas para a conta PJ. É preciso ter atenção em diferentes pacotes e necessidades.

Além disso, analise todos os serviços que ele oferece e o quanto é pago por cada um deles. Diferente de contas para pessoa física, não há necessariamente uma padronização de pacotes de serviços, por isso, é preciso verificar individualmente e saber as necessidades do seu negócio antes de contratar.

É preciso avaliar quantidade de saques, transferências, extratos, depósitos, pagamentos, emissão de boletos, cheques, débito automático, aquisição de máquinas de cartão, fornecimento de cartões, entre outros.

É importante também avaliar questões como localização do banco, em caso de não escolher um banco digital, atendimento e suas funcionalidades.

Reúna os documentos exigidos

Para abrir uma conta PJ pode ser exigido alguns documentos que podem variar conforme o banco escolhido. É importante reunir o necessário para que a abertura seja feita com rapidez e eficiência.

É importante ter em mãos o CPF e RG do empreendedor, CNPJ da empresa e certificado de Microempreendedor Individual, declaração de imposto de renda, comprovante de endereço.

Existem bancos que podem exigir cópias autenticadas e reconhecidas e serem mais burocráticos, é interessante fugir desse tipo de procedimento, afinal, quanto mais moderno e prático melhor.

Abrir uma conta PJ dá diversas vantagens e faz parte das necessidades dos empreendedores.

Se você está no momento em que seu negócio pede esse tipo de conta é importante avaliar os bancos, suas condições, serviços e tarifas para que seja feita a melhor escolha para seu empreendimento.

Agora que você sabe mais sobre pontos importantes, conheça alguns bancos, analise seus serviços e tarifas, separe seus documentos e dê início a uma nova fase financeira de seu negócio!