Notícias

Obras de drenagem e pavimentação interditarão Av. Tibúrcio José Dantas por 30 dias em Araguaína

Bloqueio tem início na próxima semana e deve permanecer por 30 dias. ASTT orienta os condutores a usarem rotas alternativas por dentro do setor

Algumas ruas do setor já estão recebendo a nova pavimentação e outras estão na fase de terraplanagem e compactação do solo, que antecedem o asfalto.
Foto: Marcos Filho Sandes / Secom Araguaína

A partir da próxima semana, a Av. Tibúrcio José Dantas, no Setor Urbanístico, será interditada nas proximidades do HMA (Hospital Municipal de Araguaína), no cruzamento com a Viela Valmir, e no cruzamento com a Rua Perimetral. Outro trecho que será interditado é o da Rua Jorge Humberto Camargo, entre a Av. Tibúrcio José Dantas e a Rua Tomás Batista.
 
A ação é necessária para o avanço das obras de drenagem e pavimentação que estão em execução na região. O investimento da Prefeitura de Araguaína faz parte do Programa Águas de Araguaína e é feito com recursos da CAF - Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe, financiadora da obra.
 
As ruas Perimetral 3 e São Rafael permanecem interditadas para os serviços de terraplanagem, etapa que antecede a compactação do solo e a posterior pavimentação.
 
A avenida ganhará novas tubulações para drenagem da água da chuva e será conectada às demais galerias que estão sendo feitas no setor, com escoamento no Córrego Água Fria. A via também vai receber uma nova pavimentação em CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado à Quente).
 
“O setor demanda uma drenagem profunda, que é a feita com as galerias subterrâneas, mais amplas e estruturadas, por isso o Urbanístico está recebendo essa atenção especial. É um volume de água muito grande jogado no córrego da região e que depois segue para o Neblina. A Avenida Tibúrcio Dantas sempre foi muito impactada pelas enxurradas e o trabalho é justamente para eliminar esse problema”, explica Cid Forghieri, coordenador da UGP (Unidade de Gerenciamento de Projetos) da CAF.
 
Rotas alternativas
 
Quem segue da Av. Santos Dumont em direção à Av. Cônego João Lima deve virar à esquerda na Viela Valmir, depois à direita na Rua Santa Clara, seguindo em frente para virar à direita novamente na Rua Perimetral até o encontro com a Av. Tibúrcio José Dantas.
 
Já quem segue da Av. Cônego João Lima até a Av. Santos Dumont deve virar à direita na Rua Perimetral, seguir em frente e virar à esquerda na Rua Santa Clara, depois à esquerda na Av. São José, logo em seguida à direita na Rua São Rafael e à esquerda na Viela Valmir, acessando a Av. Tibúrcio José Dantas ao lado do HMA.
 
Obras passam, benefícios permanecem
 
Durante o período de trabalho das máquinas, a rotina dos moradores do Setor Urbanístico está passando por algumas mudanças por causa de algumas ruas que ainda estão na fase de terraplanagem e compactação do solo, antes de receber a pavimentação definitiva. Equipes de fiscalização e supervisão das obras e da construtora se reuniram com os moradores em algumas oportunidades para falar sobre os trabalhos, os prazos e as condutas para minimizar os incômodos.
 
“Tivemos dias de chuva fora do previsto e os trabalhos complementares das concessionárias da rede de água, o que acabou estendendo um pouco mais esse período, gerando alguns transtornos. Mas é importante lembrar que as obras passam e os benefícios são permanentes, por isso contamos com a compreensão dos moradores”, ressalta Cid.
 
Águas de Araguaína
 
Com investimento de R$ 350 milhões, o Projeto Águas de Araguaína é a maior iniciativa de desenvolvimento sustentável de todo o estado do Tocantins, aliando investimentos de infraestrutura urbana com preservação das nascentes.
 
O projeto contempla uma série de obras que estão beneficiando todos os bairros de Araguaína, como a pavimentação de setores inteiros, criação de bacias de detenção da água das chuvas e vários parques urbanos e de preservação, além áreas verdes permeáveis e arborização.
 
A canalização dos córregos contemplados no projeto evitará a degradação dos recursos hídricos disponíveis nos afluentes das bacias dos córregos Neblina, Jacuba e Lontra, colaborando para a despoluição do Lago Azul, além da construção de grandes avenidas, como a Via Norte e Av. Governador Siqueira Campos, dando mais fluidez ao trânsito da cidade.