A forte chuva que atingiu Araguaína na tarde desta segunda-feira (6) expôs novamente os problemas de alagamento enfrentados na cidade, especialmente na região do centro e no entorno do córrego Neblina. Com um volume de precipitação de 70 mm, em poucas horas, áreas como a Avenida Marginal Neblina foram tomadas pela enxurrada, transformando a via em um verdadeiro rio de lama.
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostraram o impacto da chuva, com imagens de carros submersos e o caos em cruzamentos como o das avenidas José de Brito e Marginal Neblina, e o cruzamento das ruas Dom Bosco e Florêncio Machado.
Diante dos estragos, a Prefeitura de Araguaína emitiu nota nesta terça-feira (7), informando que o alto volume de chuva foi acima da média esperada para o período e reconheceu os pontos de alagamento registrados.
A prefeitura destacou que o problema está sendo enfrentado por meio do Projeto Águas de Araguaína, um conjunto de obras financiado pela CAF – Banco de Desenvolvimento para América Latina e Caribe, que visa minimizar os problemas históricos de drenagem na cidade.
A administração destacou que cinco bacias de contenção estão sendo construídas, incluindo as do Parque Cimba e do Canindé, além de três ao longo da Bacia do Córrego Neblina, que se tornaram o principal foco das inundações recentes.
O projeto também prevê a canalização do Córrego Água Fria, afluente do Neblina, com obras programadas para o segundo semestre deste ano.
“O grande investimento no Projeto Águas de Araguaína vem para sanar um problema histórico no município”, declarou a prefeitura, reafirmando que as intervenções são necessárias para conter os alagamentos que atingem áreas mais baixas da cidade, como a Avenida Marginal Neblina.
Confira a nota na íntegra
Investimentos para a drenagem de Araguaína
A Prefeitura de Araguaína informa que, nesta segunda-feira, 6, a chuva forte e em um curto espaço de tempo atingiu um volume de 70 mm em vários pontos da cidade, quantidade considerada muito acima da média para o período. Diante disso, algumas regiões da cidade apresentaram pontos de alagamento, em especial no centro, no entorno do Córrego Neblina.
O Município reforça que as obras do Projeto Águas de Araguaína, executadas com recursos da CAF – Banco de Desenvolvimento para América Latina e Caribe, ainda estão em andamento. Além das bacias do Parque Cimba e do Canindé, no final da Via Norte, próximo à Avenida Castelo Branco, outras três estão em construção ao longo da Bacia do Córrego Neblina.
Esse sistema de cinco bacias terá o objetivo de minimizar o volume das águas da chuva que seguem das regiões mais altas da cidade até a parte mais baixa, na altura da Avenida Marginal Neblina.
Ainda dentro do Programa Águas de Araguaína, será realizada a canalização do Córrego Água Fria, importante afluente do Neblina. Essa obra, também essencial para conter o volume de água das chuvas e resolver os alagamentos, será executada com recursos do CAF e está prevista para começar no segundo semestre deste ano.
A Prefeitura ressalta que o grande investimento que está sendo feito no Projeto Águas de Araguaína vem para sanar um problema que é histórico no município.