"Um debate de alto nível em que pudemos expor e discutir propostas para Araguaína, diante de um respeitado público presente, lamentavelmente os candidatos Valderez e Ronaldo Dimas não compareceram, numa demonstração de covardia e medo de enfrentar seus opositores, e, claro, de desrespeito aos organizadores do debate", assim avaliou o candidato a prefeito de Araguaína, Olynhto Neto, pela coligação O Novo tem Força.

Os únicos que não compareceram são Valderez e Dimas e suas ausências foram reprovadas com vaias por parte dos acadêmicos que aguardavam o início do debate, ao terem seus nomes citados pelo mediador. Olyntho fez questão de destacar a participação dos candidatos que estavam presentes "numa demonstração de respeito e transparência", disse.

O debate, que lotou o anfiteatro da instituição e idealizado por acadêmicos da Universidade Federal do Tocantins, foi bastante elogiado por Olyntho. "Foi um momento de grande importância para o processo democrático nesta eleição. Os estudantes organizaram muito bem as regras para garantir que a discussão ocorresse sem que nenhum dos candidatos fosse prejudicado, ou questionasse a organização", destacou Olyntho.

Os candidatos puderam fazer perguntas uns aos outros, sobre temas anteriormente definidos entre as suas assessorias e os acadêmicos, como Segurança Pública, Saúde, Trânsito, Educação e geração de emprego e renda. Eles também responderam, diante de sorteio, à perguntas feitas pela plateia.

Houve ainda o momento em que cada candidato presente, pode perguntar sobre tema livre ao opositor que escolhesse. Dominaram as perguntas, os questionamentos sobre as soluções que cada um tem para os problemas considerados mais graves enfrentados pela população de Araguaína.

Ao final, cada candidato a prefeito de Araguaína contou com um prazo de três a cinco minutos para fazer suas considerações finais. Olyntho aproveitou o momento para agradecer o convite para participar do debate e discorreu um pouco mais sobre seu plano de governo para Araguaína.

Por fim,  Olyntho fez um chamamento à população. "Entrei nessa campanha pelo desafio de trabalhar com o objetivo de fazer de Araguaína a cidade dos nossos sonhos. É com muito respeito que quero convidar vocês a viverem esse sonho e a trabalharmos juntos para resolver os problemas que hoje nossa cidade enfrenta. Digo isso porque nossa prefeitura terá profissionais de Araguaína para gerir as pastas. Não vejo necessidade de trazer ninguém de fora para administrar esta ou aquela área. Nossos problemas quem conhece somos nós, que vivemos aqui", ressaltou Olyntho.

O candidato continuou destacando a receptividade que recebe por onde passa na caminhada pelos votos e citou o apoio do ex-prefeito Paulo Sidnei e a determinação do vereador Batista Capixaba, candidato a vice. "Tenho orgulho de ter ao meu lado o ex-prefeito Paulo Sidnei, que há 20 anos mostrava à população o que o município dispunha de receita e o que tinha como despesa, afixando num painel na frente da Prefeitura para quem quisesse conferir. E também do candidato a vice-prefeito, Batista Capixaba, que foi contra, com muita coragem, a todas as ações que prejudicam nossa população como o aumento abusivo do IPTU, do ISSQN, da taxa de iluminação pública e de não conseguir colocar pra funcionar uma Unidade de Pronto Atendimento que encontrou pronta, além de deixar sem funcionamento postos de saúde em nossa cidade", concluiu.