Notícias

Onde fazer turismo ambiental no Centro-Oeste brasileiro?

Natureza exuberante e vistas de tirar o fôlego são algumas das principais atrações da região

Rio Formoso, no Parque Nacional das Emas, em Goiás
Foto: Divulgação

Quem vive próximo de Goiás sabe que o Centro-Oeste brasileiro tem muitos atrativos para quem gosta de aventura e natureza. O clima seco do inverno deixa o céu da região com cores intensas de laranja e rosa, tornando cada pôr do Sol um verdadeiro espetáculo para os olhos. Quem gosta de turismo ambiental encontra no Centro-Oeste um dos melhores destinos para desbravar e conhecer novos cenários. Quer ver só?

Parque Nacional Chapada dos Guimarães

São mais de 32 mil hectares de uma reserva ambiental no coração do Mato Grosso, com fauna e flora riquíssimas e diversas atrações, como cachoeiras, cavernas, trilhas, etc.

Cachoeiras famosas, como Véu de Noiva e dos Namorados, tornaram-se referências para visitantes do mundo todo. O parque fica aberto o ano todo, com períodos de chuva, entre dezembro e março, e seca, entre julho e outubro. A entrada é gratuita, mas algumas atrações são pagas.

Parque Nacional das Emas

Outra referência em turismo ambiental, esse parque fica entre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A principal atração do destino é a observação da fauna, composta, entre outros, por tamanduá-bandeira, anta, veado, onça-pintada, jaguatirica e aves coloridas, como araras e papagaios. O parque fica aberto o ano todo e paga-se ingresso para visitá-lo.

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Próximo de Brasília, este é um dos parques mais visitados do país, com trilhas, cachoeiras e cenários deslumbrantes. Considerado patrimônio mundial pela Unesco, o local conta com o famoso Vale da Lua, um conjunto de rochas com água límpida percorrendo seus veios. O ideal é visitar o local com um guia especializado para evitar riscos e ter a melhor experiência possível.

Entre as quedas d’água, destacam-se as cachoeiras do Couros, do Segredo, Loquinhas, Santa Bárbara, Almécegas 1, do Macaquinho e dos Cristais — todas com água límpida e lindas formações geológicas, que rendem belas fotos. Também é aconselhável visitar o local com um guia turístico, que pode orientar sobre a profundidade e a possibilidade de se banhar no local.

Pantanal

No Mato Grosso do Sul, um dos destinos mais buscados pelos turistas é o Pantanal, com sua fauna exuberante. A região tem duas épocas de visitação: da seca, quando é válido fazer safáris de observação, trilhas e cavalgadas; e da cheia, ideal para pescaria, canoagem e mergulho.

Bonito

Outro destino famoso do Mato Grosso do Sul, Bonito oferece diversas atrações turísticas, como mergulho e flutuação em rios de água límpida e tranquila, cachoeiras, trilhas e grutas para observação da fauna local. Há passeios para todos os níveis de aventura e para todas as idades, alguns até incluem rapel.

O que levar na viagem?

Antes de viajar para qualquer parque nacional do Centro-Oeste brasileiro é aconselhável preparar uma bagagem que tenha:

  • protetor solar;
  • repelente;
  • roupas confortáveis para fazer trilha;
  • calçado fechado e adequado para trilhas;
  • óculos de Sol e boné;
  • celular e carregador portátil em caso de emergências;
  • lanche, água e sacos de lixo para recolher os resíduos durante o passeio;
  • binóculos para observar os animais e a paisagem distante,
  • roupa de banho, toalha e uma muda de roupa seca, caso deseje entrar nas águas.

 

Também é bom verificar a caderneta de vacinação. Muitos dos destinos do Centro-Oeste demandam a vacina contra febre-amarela com, no mínimo, 10 dias de antecedência da viagem. A medida é importante para prevenir a contaminação e, hoje, sabe-se que a imunização precisa ser tomada apenas uma vez na vida.