Ramila Macedo
A ONG “Anjos de 4 Patas” em parceria com duas clínicas veterinárias de Araguaína promove mutirão de castração de gatos em Araguaína. Os interessados em fazer o procedimento nos bichanos, pode fazer o cadastro nesta quarta-feira (15), das 8h às 12h, na praça São Luiz Orione.
Segundo a presidente da ONG, Danyelle Amorim, a ação busca reduzir a população de animais abandonados nas ruas da cidade, além de prevenir doenças aos bichos. A ONG conta com o apoio das clínicas Bichomania e Bichos e Cia. Serão atendidos gatos machos, com idade mínima de oito meses.
Danyelle explicou que a castração é um procedimento caro, especialmente quando feita em gatas, custando em média 350 até 400 reais. No ato do agendamento deverá ser pago o valor simbólico de R$ 50, que será usado para compra de material, anestésicos, antiflamatórios, antibióticos, soro e fios de sutura.
Para a Anjos de 4 Patas, a castração é uma política pública de controle populacional de animais. Inclusive, já conta com uma lei municipal aprovada recentemente para a castração .
â??Vamos fazer pelo menos umas três vezes por ano. Pra ver se melhora, se controla mesmo a população, porque a situação está muito complicada. Tem gato jogado em sacola. Gato preso. Gato morto. Gato abandonado. E isso é uma questão de zoonose também e a gente se preocupa muito. Declarou Danyelle.
Amanhã será feito apenas o cadastro de 50 animais, e as cirurgias devem acontecer somente na semana que vem, entre os dias 20 e 24. Dez animais serão castrados por dia, sendo cinco pela manhã na clínica Bicho Manhia e cinco a tarde na Bichos e Cia. O atendimento é por ordem de chegada.
Leia+
ONG araguainense resgata animais abandonados e procura um novo lar para eles
Caminhada em defesa dos animais reúne mais de 500 pessoas em Araguaína, segundo organizadores