Viatura na sede da PF em Araguaína

 A Polícia Federal deflagrou nessa manhã (11) a Operação Phishing, visando desarticular organização criminosa envolvida em fraudes bancárias eletrônicas.

Aproximadamente 30 Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão, expedidos pela 4ª Vara Federal de Palmas SJ/TO, nos municípios Palmas/TO e Porto Nacional/TO.

A investigação teve início após Relatório de Análise de Fraudes Bancárias elaborado pelo Serviço de Repressão a Crimes Cibernéticos da Coordenação  Geral de Polícia Fazendária/DICOR/PF, que identificou um esquema de fraude no pagamento do imposto Simples Nacional por empresas localizadas no estado do Tocantins, por meio de fraudes eletrônicas em prejuízo a contas bancárias da Caixa Econômica Federal, ocorridas entre 2016 e 2017.

Estima-se que o montante do prejuízo à Caixa Econômica Federal seja de aproximadamente R$ 180.000,00 (cento e oitenta mil reais).

Os investigados devem responder pelos crimes de furto mediante fraude, organização criminosa e lavagem de dinheiro, cujas penas podem ultrapassar 26 anos de reclusão.

O nome da operação faz referência ao termo atualmente utilizado para descrever a aquisição de dados pessoais e financeiros de vítimas por meio de mensagens falsas na internet, bem como a palavra “fishing” em inglês (pescaria), uma vez que os principais alvos da operação são empresas de caça e pesca.