Notícias

Operação "De olho no copo" fiscaliza comércio de bebidas em Araguaína

Operação "De olho no copo", realizada por meio de parceria entre os órgãos, reforça segurança do consumidor e o combate à venda de produtos adulterados

A mobilização reforçou o trabalho conjunto entre os órgãos municipais e estaduais para garantir mais segurança e qualidade nos produtos comercializados à população
Foto: Thiago Santos/SECOM

Nesta quinta-feira, 23, Araguaína teve o Dia D da operação “De olho no copo”, de fiscalização no comércio de bebidas alcoólicas. A operação é realizada simultaneamente nas 11 maiores cidades do Tocantins. A mobilização foi conduzida pela Vigilância Sanitária Municipal (VISA/SEMUS) em parceria com o Procon Tocantins e contou com o apoio da Guarda Municipal de Araguaína (GMA).

A ação faz parte das medidas de prevenção e controle contra intoxicação por metanol, substância altamente tóxica que pode estar presente em bebidas adulteradas. As equipes verificaram a validade, rotulagem, armazenamento e procedência dos produtos, além da autenticidade das marcas comercializadas em distribuidoras e comércios locais.

O superintendente de Vigilância em Saúde de Araguaína, Thalles Alencar, reforçou que a ação é uma resposta rápida e responsável às ocorrências envolvendo bebidas adulteradas e que o foco principal é a vida.

 “O que está em jogo aqui é a vida das pessoas. Depois dos casos graves envolvendo bebidas adulteradas com metanol, era impossível ficarmos de braços cruzados. Essa é uma resposta rápida e responsável para proteger a saúde da nossa população. Nosso objetivo não é punir, mas orientar e garantir que todos trabalhem dentro da lei, com segurança e dignidade”, afirmou.

O superintendente reforçou que a operação tem caráter educativo e responsável, fortalecendo o compromisso do Município em garantir condições seguras de trabalho e confiança para quem compra e vende.

 “Queremos uma Araguaína cada vez mais organizada, segura e humana, onde o consumidor tenha confiança no que está comprando”, completou Thalles.

Segurança para o consumidor

O diretor do Procon Araguaína, Franklin Rodrigues, destacou que o principal objetivo é garantir a segurança do consumidor e a transparência no comércio.

 “Hoje realizamos a operação De Olho no Copo, voltada à fiscalização do comércio de bebidas. Estamos verificando a validade dos produtos e a autenticidade das marcas, para garantir que tudo esteja sendo comercializado de forma legal. Também observamos se os preços estão expostos corretamente ao consumidor.”, explicou.

Ação integrada em todo o Estado
Durante a ação integrada, as equipes reforçaram o caráter educativo da fiscalização, orientando comerciantes e consumidores sobre a importância de adquirir bebidas de pontos de vendas confiáveis.

Além de garantir a segurança sanitária, a iniciativa promoveu a conscientização sobre os riscos do consumo de produtos adulterados e incentivou a população a colaborar com as autoridades por meio dos canais de denúncia disponíveis: Vigilância Sanitária de Araguaína pelo telefone (63) 3412-3209 ou WhatsApp (63) 99934-1329, Ouvidoria do SUS pelo 156 e Procon pelo 151.