Notícias

Operação do Inmetro fiscaliza possíveis irregularidades em bombas de combustíveis

Ação "Abastecimento Seguro" acontece de 15 a 19 de setembro em todos os estados do país

O objetivo é identificar e combater irregularidades que comprometem o direito do consumidor e a concorrência justa
Foto: Brenda Ramos/Governo do Tocantins

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) realiza, entre os dias 15 e 19 de setembro de 2025, a Operação Especial Abastecimento Seguro, uma ação nacional de fiscalização em bombas de combustíveis.

O objetivo é identificar e combater irregularidades que comprometem o direito do consumidor e a concorrência justa. Essa ação é crucial para proteger os consumidores, assegurar a confiabilidade das medições e garantir a concorrência leal no setor de combustíveis.

A Operação será realizada simultaneamente em todo o país, com participação integrada de órgãos fiscalizadores e forças policiais, assegurando a apuração de eventuais infrações penais e a segurança das equipes em campo. A operação contará com o apoio das superintendências do Inmetro no Rio Grande do Sul (Surrs) e em Goiás (Surgo), além dos 24 órgãos delegados nos estados.

Além das bombas, a operação também abrangerá itens como dispensers de gás natural veicular (GNV), extintores de incêndio e a oferta de ARLA 32 (Agente Redutor Líquido de NOx Automotivo).

Irregularidades

Os estabelecimentos em que forem encontradas irregularidades serão notificados e estarão sujeitos a penalidades previstas em lei, que incluem multas que variam de R$ 100 a R$ 1,5 milhão.

Ouvidoria

Consumidores que desconfiarem de irregularidades podem registrar denúncia na Ouvidoria do Inmetro, pelo telefone 0800 285 1818 (apenas por telefone fixo), de segunda a sexta-feira, das 8 h às 16 h 30 min ou pelo site: www.gov.br/inmetro/ouvidoria.