Entretenimento

Os principais eventos culturais do calendário europeu

No Velho Continente há uma infinidade de festas típicas para se conhecer

Indo à Europa, é certo que você vai encontrar eventos culturais dos mais distintos e divertidos.
Foto: Divulgação

A Europa é, certamente, um continente riquíssimo. São 28 países que se completam e se diferem entre si, com suas culturas, línguas, religiões e festas típicas. Por isso mesmo, quem deseja fazer turismo cultural, não pode deixar de conhecer os principais eventos que acontecem no Velho Continente.

Há festas muito peculiares, como a de La Tomatina, em Valência (Espanha), marcada pelas guerras de tomate, e também festas que já ganharam uma versão abrasileirada, como a Oktoberfest, em Munique (Alemanha).

Indo à Europa, é certo que você vai encontrar eventos culturais dos mais distintos e divertidos.

Eventos culturais na Europa

Há um velho provérbio que diz “quando em Roma, faça como os romanos”. Nesse sentido, ele representa um convite à adaptação em uma nova cultura, com seus costumes e hábitos próprios.

E nada como conhecer previamente um pouco mais sobre essa nova cultura. Para tanto, reunimos os principais eventos culturais para quem deseja fazer esse tipo de turismo na Europa.

Conhecendo um pouco sobre a origem de cada um, bem como quais são as regras e condutas, você conseguirá aproveitar ao máximo de cada uma dessas festas típicas, seguindo as instruções do antigo provérbio.

Oktoberfest  (Munique - Alemanha)

As origens da Oktoberfest datam de 17 de outubro de 1810, quando foi comemorado o casamento do príncipe Luis I da Baviera com a princesa Teresa de Saxe-Hildburghausen. A partir de então, a festa se popularizou, tornando-se uma tradição anual.

O evento, considerado como o maior festival de cerveja do mundo, atrai cerca de 6 milhões de pessoas a cada ano. Em Munique, na Alemanha, o Oktoberfest acontece no Parque Theresienwiese entre os meses de setembro e outubro, com duração de 17 dias.

A Oktoberfest ganhou versões em diferentes países, como Argentina, Estados Unidos, Hong Kong e até no Brasil. Aqui, o festival começou em 1978, na cidade de Itapiranga (SC), se expandindo para vários municípios do sul do país, como Blumenau (SC), Santa Cruz do Sul (RS) e Marechal Cândido Rondon (PR).

La Tomatina (Valência - Espanha)

Em nenhum lugar no mundo acontece uma festa tão inusitada quanto essa: uma guerra de tomates. Na última quarta-feira de agosto em Valência, na Espanha, as pessoas se reúnem na Plaza del Pueblo, onde caminhões lotados de tomates descarregam o vegetal para começar a brincadeira.

Acredita-se que a tradição foi iniciada no ano de 1945, quando um grupo de jovens usou tomatadas para apartar uma briga que acontecia na praça. A festa dura cerca de 1 hora e é finalizada com um banho de mangueira para todos os presentes.

Dia de São Patrício (Irlanda)

A festa em homenagem a São Patrício, responsável por disseminar o catolicismo na Irlanda, acontece todos os anos no dia 17 de março, tendo duração média de três a cinco dias.

Roupas verdes, duendes e o trevo de três folhas são os principais símbolos desse festival regado a muita cerveja e whiskey, bebidas tradicionais do país.

Carnaval de Veneza (Itália)

Se engana quem pensa que Carnaval é festa que acontece apenas no Brasil. Em Veneza, essa comemoração existe desde o século 11, quando a elite, composta por príncipes e aristocratas da época, promovia grandes bailes de máscaras, onde, fantasiados, se misturavam às pessoas comuns.

Ainda hoje, a cidade de Veneza mantém a tradição dos bailes carnavalescos que acontecem todos os anos no mês de fevereiro.

São João (Portugal)

Assim como no Brasil, o São João também é uma festa tradicional em Portugal. Lá, a festa em homenagem a São João de Braga dura cerca de 12 dias e acontece entre os dias 14 e 25 de junho. Na noite do dia 23 é comemorado o dia do santo.

Além de exposições, desfiles e espetáculos musicais, o festival, que reúne mais de 1 milhão de visitantes, conta ainda com o famoso show de pirotecnia, chamado Fogo da Ponte.