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O ano de 2015 terminou com saldo positivo para a Ouvidoria da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins). Das 2.849 solicitações feitas ao departamento, 85,95% foram resolvidas. Entre os atendimentos estiveram pedidos de emissão de diplomas, históricos escolares, reclamações e elogios.

No balanço é possível verificar ainda que houve uma redução das demandas com o decorrer do ano. Para o ouvidor-geral da Unitins, Fernando Machado Gontijo, isso resulta do bom andamento das decisões da nova gestão, pois, diante da resolução dos casos, cai a procura pela Ouvidoria. De 2014 para 2015, houve diminuição de 64% no número de atendimentos.

Além do atendimento pelo telefone 3218-2941, o departamento também recebe demandas por e-mail e presencialmente. Criada em junho de 2013, a Ouvidoria visa promover a participação popular, a transparência e a eficiência no serviço público. É o canal pelo qual o cidadão, membro ou não da comunidade Unitins pode solicitar informações sobre a universidade que por ventura não estejam disponíveis, fazer perguntas e se manifestar sobre as ações da instituição por meio de críticas, denúncias, elogios, reclamações ou sugestões.

Como funciona

Ao entrar em contato com a Ouvidoria, o cidadão repassa a informação de seu interesse, que é identificada e analisada. A partir daí, o ouvidor promoverá os necessários encaminhamentos para esclarecimento das questões em análise e solicitará, quando for o caso, resposta das áreas competentes.

Haverá o encaminhamento, no âmbito de suas competências, a resposta final ao demandante no menor prazo possível e com objetividade. O ouvidor deve zelar pelos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência pública, além de resguardar o sigilo das informações.

 A Ouvidoria tem por objetivo assegurar ao usuário o direito à informação e a defesa de seus interesses por meio de captação de relatos de suas insatisfações, da apuração de fatos da cobrança de soluções, da proposição de alteração ou inclusão de novos procedimentos e da recepção de criticas, elogios e sugestões referentes aos serviços prestados pela Unitins.