
Uma acompanhante de paciente do Hospital Regional de Araguaína (HRA) procurou o AN, nesta quarta-feira, 6, para reclamar da demora da cirurgia. Ela ainda mandou vídeos em que mostra pacientes espalhados pelo corredor da ortopedia da unidade.
A mulher, que preferiu não se identificar, relatou que a esposo que tem 25 anos e está internado no HRA e desde o último dia 28, aguardando por cirurgia na tíbia. Relatou ainda que há pessoas que estão há pelo menos 15 dias no corredor da ortopedia.
Os vídeos mostram vários pacientes, com fraturas nas pernas ou braços, deitados em macas no corredor do Hospital. Nas imagens também é possível ver acompanhantes sentados em cadeira de macarrão.
Ela disse que ouviu relato sobre paciente que espera por cirurgia há pelo menos dois meses. “O hospital está um descaso na área ortopédica. (...) É uma falta de respeito com a população de Araguaína”. Desabafou.
“A gente se sente humilhado, pois pagamos tanto imposto e na hora que precisamos, é um descaso desse. Esperamos que eles resolvam a situação, pois tem muita gente na fila de espera”. Cobrou a esposa do paciente.
O que diz a SES
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informou que os procedimentos cirúrgicos ortopédicos estão sendo realizados normalmente no Hospital Regional de Araguaína (HRA), obedecendo critérios de avaliação médica e rotatividade de leitos dentro da unidade hospitalar.
A SES-TO destacou que não procede a informação de paciente com mais de 60 dias no corredor da unidade. E ressaltou que o HRA é uma unidade de referência para a Macro-Região-Norte do Tocantins, com altas demandas de pacientes.
“Contudo, dentro da capacidade técnica e estrutural e com o comprometimento da equipe multiprofissional, tem prestado assistência contínua aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).” Finalizou.