Anexo da UPA do Araguaína Sul estava lotado de pacientes.
Foto: Divulgação

Pacientes que procuraram atendimento para covid-19 na UPA de Araguaína nesta segunda-feira (17) reclamaram de demora do atendimento. A assistente financeira Josebel Ribeiro de França, que estava na unidade, contou à reportagem que esperou quase quatro horas por uma consulta.

Ela contou que deu entrada no anexo da UPA exclusivo para pacientes com sintomas gripais às 13h44, quando pegou a ficha. Mas a consulta com um médico só ocorreu no final da tarde, quase às 18h.

Indignada com a demora, ela gravou vídeo (veja abaixo) para mostrar a situação à imprensa. Nas imagens, há várias pessoas dentro e fora da unidade, que aguardavam atendimento há mais tempo e sem previsão de consulta.

Eu estava na ala que era só pra covid-19. Então não pode justificar que não foi atender logo porque foi socorrer alguma pessoa que tava com parada cardíaca, ou uma pessoa que quebrou a perna. Ali era só covid-19, para não causar demora no atendimento”. Reclamou Josebel, acrescentando.

Teve gente que chegou junto comigo (às 13h44). Sai de lá era quase meia noite, e a mulher que entrou comigo ainda estava lá esperando para ser atendida pelo médico pela primeira vez. Ela não tinha feito nem a primeira consulta”.

Além da demora, Josebel contou que apenas uma técnica de enfermagem fazia medicação, aplicava soro e encaminhava pacientes para fazer exame. “Tudo sozinha. Só um médico atendendo”.

Outra observação da paciente foi a falta de sabão nos banheiros, em tempos que a higiene pessoal deve ser redobrada para evitar a proliferação da doença.

O que diz a gestão da UPA

Procurado, o Instituto Saúde e Cidadania – ISAC, responsável pela gestão da UPA, esclareceu que na última segunda-feira “a unidade estava lotada e com muitas urgências no isolamento, o que demandou mais atenção dos médicos, por isso a demora no atendimento dos pacientes que aguardavam”.

As UBSs também estavam com grande de manda por atendimento, por isso muitos pacientes buscaram atendimento no anexo da UPA para Covid-19.

A unidade conta com três médicos atendendo.

Na recepção, ficam um porteiro, uma recepcionista, um técnico de acolhimento, além da equipe de classificação de risco.

Todos os profissionais fazem uso de roupa privativa, capote e demais medidas de proteção.

Sobre o sabão no banheiro, o anexo conta com estoque e, se o usuário percebeu a falta, pode solicitar na recepção ou para qualquer profissional na unidade que será reposto de imediato.