Notícias

Padre Remígio, fundador do Colégio Santa Cruz, morre aos 100 anos em Araguaína

O padre nasceu na Itália em 1919, ainda jovem, atendeu o convite da Igreja para uma vida de dedicação missionária longe de sua terra natal.

Padre Remigio Corazza faleceu aos 100 anos em Araguaína.
Foto: Reprodução/Colégio Santa Cruz

O padre Dom Remígio Corrazza, pioneiro da Igreja Católica em Araguaína, faleceu aos 100 anos, na madrugada desta sexta-feira (21) no Hospital Dom Orione.

Remigio Corazza, italiano de Venetto nascido em 1919, veio para o Tocantins, então norte de Goiás, na década de 50, juntamente com outros padres orionitas, com a missão de contribuir com o desenvolvimento de ações na área de educação.

Em Araguaína ele fundou o Colégio Santa Cruz, uma das escolas mais tradicionais da cidade, onde atuou como primeiro diretor, de 1964 a 1966. Também esteve na direção da escola de 1970 a 1974.

O corpo será velado no Santuário Sagrado Coração de Jesus, a partir das 11h30. A Missa de corpo presente está prevista para às 16h e às 17h o sepultamento no cemitério São Lázaro.

Nota de Pesar Hospital Dom Orione

"Lamentamos a perda desse grande missionário e pioneiro da obra Orionita em Araguaína. Aos familiares externamos nossas condolências neste momento de luto.

Remígio Corazza nasceu em 05 de outubro de 1919, em Arsego, na província de Pádua, região de Vêneto na Itália. Começou sua caminhada religiosa em 1939 quando fez seus primeiros votos. Foi mensageiro de São Luis Orione levando suas correspondências.

Aos 29 de junho de 1952 recebe a ordenação sacerdotal. Em 1953 parte para o Brasil onde começa uma história de missões na região do norte Goiano. Voltou a Itália onde ficou de 1958 a 1963 e após este período volta para o Brasil em definitivo, retomando às desobrigas, onde viajava longas distâncias pelo sertão Goiano, levando os sacramentos e a palavra de Deus a muitos.

Em 14 de setembro de 1963, junto com o então bispo de Tocantinópolis, Dom Cornélio Chizinni, funda o colégio Santa Cruz em Araguaína. Passou um tempo em Goiânia onde trabalhou e construiu a Paróquia Nossa Senhora da Rosa Mística. Também em Araguaína construiu a capela Santíssima Trindade".

Biografia

Padre Remígio nasceu na cidade de Arsego, na Itália, em 5 de maio de 1919. Como seminarista morou na mesma casa que Dom Orione, em Tortona, também na Itália.

Na década de 50, se mudou para o Tocantins e logo viu a oferta de Educação e Saúde como missão. Em 1963 criou o Colégio Santa Cruz, em Araguaína.

Como escritor publicou dois livros: “Silêncio Prudente”, que conta a história de uma vocação; e “Primórdios de Araguaína”, que retrata o olhar dos padres orionitas quando chegaram ao Estado.

Ele foi um dos primeiros padres orionitas enviados em missão da Itália ao antigo norte de Goiás.

Ordenado sacerdote na Congregação dos Filhos da Divina Providência em 1952, partiu para o Brasil como missionário no ano seguinte, em 1953, em uma missão no Tocantins, onde trabalhou inicialmente na Filadélfia. Ele retornou à Itália em 1958 e permaneceu lá por alguns anos, até 1963.