Pais no MInistério Público para denunciar a falta do medicamento

Ao menos 200 pacientes na Região Norte do Tocantins que usam Somatropina, hormônio responsável pelo crescimento, estão sem o medicamento fornecido pelo Estado. As informações foram divulgas pelo Jornal Anhanguera  nesta segunda-feira, 25.

Diante da falta do medicamento, um grupo de pais se reuniu nesta terça-feira (26) para denunciar o caso ao Ministério Público Estadual (MPE) em Araguaína.  Eles esperam que a Justiça tome providências no sentido de obrigar o Estado a retomar o fornecimento a quem depende do medicamento.

Cleubiane da Silva, atendente de restaurante  em Araguaína, tem um filho que faz o tratamento e depende do

medicamento todos os dias. Ela reclama que desde a  metade do mês de janeiro liga na assistência farmacêutica do Estado, mas a Somatratropina está em falta.

--O meu filho faz uso da medicação  e a última vez que peguei  foi no mês de dezembro.  Desde então, não teve mais a medicação. No dia 21 de janeiro fiz a renovação no processo na assistência social, mas não tinha mais a medicação.  Até então, estou ligando toda semana e a resposta é sempre a mesma: não tem, não chegou e não tem nem previsão.   Reclama a mãe.

Seu Edson de Santa Terezinha do Tocantins também tem um filho que usa o medicamento e cobra uma solução.

"Eu pego o medicamento uma vez e a outra, chega lá, não tem. Eu encontro dificuldade, pois a estrada é desse jeito aqui, 24 km [de buracos]".

Nota da Secretaria de Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde informa que tentou realizar compra do medicamento Somatropina para continuidade do tratamento dos pacientes atendidos na Assistência Farmacêutica do Estado, mas o processo licitatório deu deserto, quando nenhum fornecedor teve interesse em apresentar proposta de venda ao Estado. Um novo processo licitatório está previsto para ser realizado no dia 01 de março.