Ramila Macedo/Araguaína Notícias
Pais de alunos da rede estadual bloquearam a BR 153 na noite desta segunda-feira (29), para chamar a atenção do governo para falta de transporte escolar aos estudantes do Setor Costa Esmeralda em Araguaína.
Com gritos de “queremos nossos direitos” populares atearam fogo em pedaços de madeira e pneus, colocaram ainda pedras para impedir a passagem de veículos. Pais e alunos reclamavam que estão sem transporte escolar desde o início das aulas da rede estadual.
Mais de 1.700 famílias vivem no Residencial Costa Esmeralda, a maioria de baixa renda e depende do serviço. Eles solicitaram a presença da imprensa para levar a reivindicação deles até as autoridades.
De acordo com a PRF, o protestou durou cerca de 2 horas e 20 minutos, iniciou por volta das 18h20 e se estendeu até às 20h50. O bloqueio provocou um grande congestionamento nos dois sentidos da pista. A PRF informou ainda que famílias da Vila Azul ameaçaram bloquear a rodovia pelo mesmo motivo: falta de transporte escolar.
A comunidade do Costa Esmeralda conta apenas com uma escola municipal que funciona inclusive em três turnos para atender a demanda. Sem escola para alunos a partir do 6º ano, o jeito é estudar nas unidades mais próximas do centro, distante cerca de 6 a 7 km.
Sem resposta da Seduc
A reportagem procurou a Seduc para saber quais providências serão tomadas em relação ao problema, mas ainda não recebeu resposta.