O governo do estado pretende fechar o Colégio Alfredo Nasser de Araguaína para dar lugar ao Colégio Pré-Universitário. Mesmo sem posicionamento oficial da Secretaria de Educação, o remanejamento dos alunos foi pauta de reunião ocorrida na Diretoria Regional de Ensino de Araguaína nesta semana.

De acordo com a pauta, os alunos do Alfredo Nasser serão transferidos para três escolas estaduais: Guilherme Dourado, Colégio de Aplicação e Colégio Jorge Amado. Outros podem ser transferidos para o colégio Adolfo Bezerra de Menezes.

Segundo o presidente do Sintet, Jesulê José Guida da Silva, todos os diretores das escolas estaduais foram convidados para a reunião na DREA, exceto a diretora do Colégio Alfredo Nasser. "Como é que vão tratar de um assunto daquela escola e a diretora não é chamada ?" Questionou.

Fundado na década de 70, o Colégio Alfredo Nasser é um dos mais tradicionais da cidade. Atualmente possui cerca de 400 alunos de diversos bairros da cidade, como os setores Araguaína Sul, Coimbra, São João, Presidente Lula e até alunos do Maracanã. Em seu quadro há 46 profissionais.

Para o presidente do Sintet, não justifica o Estado fechar toda uma estrutura de uma escola estadual em detrimento de um colégio de caráter particular como o CPU.

"Será repassado o prédio vazio para o CPU. Vai tirar todos os alunos e os 46 funcionários. O CPU vai vir com seu quadro integral, enquanto os alunos do Afredo Nasser serão encaminhados a outras escolas. Nós entendemos que isso traz um transtorno psicológico e moral aos alunos e a toda equipe do colégio.  Porque o CPU é uma escola conveniada. Cobra uma mensalidade, os alunos pagam uma mensalidade" criticou.

O colégio Pré-Universitário esteve à beira de seu fechamento em 2015. Na época, os alunos fizeram manifestação e o governo se comprometeu a conseguir um novo prédio, uma vez que o atual é alugado e o proprietário requisitou o imóvel.

Resposta da Seduc

Em resposta ao Araguaína Notícias, a Secretaria de Estado da Educação informou que o Alfredo Nasser possui 11 salas de aula, com turmas de 7° ao 9° ano do Ensino Fundamental e capacidade para atender até 1.100 alunos. Entretanto, a demanda prevista para o ano letivo de 2017 é de apenas 245 alunos, devidamente matriculados.

Por outro lado o Colégio Pré-Universitário funciona num prédio alugado, o qual dispõe de 8 salas de aula, com turmas do 6°Ano do Ensino Fundamental ao 3° Ano do Ensino Médio, com previsão para atender 643 alunos no ano letivo de 2017.

A Seduc informou que "em atendimento às medidas de contenção de gastos adotadas por este Poder Executivo, a Diretoria Regional de Educação de Araguaína está realizando estudos e levantamentos acerca da possibilidade em remanejar os alunos do Colégio Pré-Universitário para a Escola Estadual Alfredo Nasser, a qual possui infraestrutura melhor e capaz de atender todos os alunos daquela unidade escolar".

A pasta informou ainda que a "reorganização" das escolas em estudo, pode ocorrer a partir do mês de março, "após o término do cumprimento do calendário de reposição de aulas" finaliza.